[FUG-BR] FreeBSD 11 e vlans

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Domingo Outubro 9 20:17:58 BRT 2016

Em 01/09/2016 20:10, Marcelo Gondim escreveu:
> Buenas pessoal,
>
> Uns meses atrás estávamos com um FreeBSD 10.1-stable fazendo papel de
> router de borda e estava segurando um tráfego total de mais de 6Gbps e
> 1.8Mpps. Eram 4 cidades passando por ele mas estávamos tendo muitos
> problemas nos horários de pico. Problemas como perdas de pacotes nos
> links IP e clear channels. Patrick está de prova que tentamos muitas
> alternativas mas infelizmente não podíamos esperar para mais testes e
> a empresa resolveu investir em um Juniper MX 104 que está rodando bem
> [...]
Pessoal boa noite,

Vim fechar essa thread. Patrick depois se puder fechar lá nos gringos.
Seguinte uns meses atrás estávamos com problemas sérios no nosso router
de borda. O load apresentava problemas somente trocando de versão no
FreeBSD, os clear channels que apresentavam perdas. Tínhamos 2
servidores com motherboard Intel S2600-COE que à priori me parecia
excelente. Nos testes trocamos interfaces de rede, sistema e todo o
equipamento para outro igual mas sinceramente não trocamos de
motherboard. Colocamos um Juniper MX 104 no lugar e aí trouxe um dos
servidores para a nossa cidade matriz. São 4 cidades que chegam no
router de borda. Nossa cidade matriz estava com um equipamento que não
estava mais aguentando o tráfego local e aí resolvi colocar esse mesmo
equipamento dos testes no lugar desse outro que era muito inferior. Pra
minha surpresa o servidor também não aguentou, piorou a rede, comecei à
ter perdas e alarmes no meu Zabbix igual estava tendo no Rio.
Aí pensei comigo: eu to com um Dell R720 parado aqui, desabilitei a PERC
dele e soquei um SSD com FreeBSD e adivinhem. O load caiu absurdamente,
estava batendo load de 30.x e agora bate load de 6.x. Tráfego flui
lindamente, sem perdas, sem alarmes no Zabbix. Ambas as máquinas em
matéria de processamento eram equivalentes mas cheguei a conclusão que
só pode ser a motherboard, alguma coisa de capacidade de barramento.

Por isso Patrick acho que nosso problema no Rio estava voltado para esse
equipamento e a Dell se mostrou muiiiiito melhor em relação à esse
hardware. Acredito inclusive que essa Dell R720 com uma Chelsio ficaria
até melhor que a Intel X520-SR2 :)

Bem era isso que queria compartilhar com todos. O hardware pode nos
pregar peças como essa.

[]´s
Gondim