[FUG-BR] RAID ZFS com rack de HDs USB 3

Sábado Outubro 22 09:27:29 BRST 2016

Oi pessoal.

Comprei uma unidade de 5 HDs USB 3.0 na China, e estou
pensando em fazer um RAID ZFS para usar como backup.
No anúncio diz que suporta HDs de 8 TB, mas penso em
usar de 4 TB, pois são "baratos".

Nunca lidei antes com ZFS, mas pelo que vi no Handbook
não tem muito mistério.

Eu queria poder desligar estes HDs e só ligar quando precisar fazer
backup ou restaurar algo.

Assumindo que os 5 HDs são reconhecidos corretamente,
ainda restam algumas dúvidas:

1 - O FreeBSD suporta HDs de mais de 2 TB via USB? O meu
kit USB 2.0 não está aceitando HDs de mais de 2 TB no FreeBSD,
mas não testei em outros sistemas.

2 - Se os HDs forem reconhecidos fora de ordem - por exemplo
o que era da0 vira da2, o da1 vira da0 e o da2 vira da1 - o RAID
ZFS saberia qual é a ordem deles e funcionaria sem bagunçar o
conteúdo?

3 - Se eu criar o RAID ZFS com da0, da1, da2. da3 e da4, mas
depois religar com algum HD externo instalado sendo da0, e
um pendrive sendo da1, ao ligar os HDs que compõem o RAID
ZFS, que seriam reconhecidos como da2, da3, da4, da5 e da6,
o ZFS funcionaria, montando o RAID normalmente?

Se não funcionar a minha opção seria usar vários sistemas
de arquivo UFS com label, o que resolve o reconhecimento
fora de ordem, mas eu não poderia fazer um RAID. Teria que
fazer backups duplicados.

Abraços,
    João Rocha.