[FUG-BR] RAID ZFS com rack de HDs USB 3

Paulo Olivier Cavalcanti procavalcanti em gmail.com
Sábado Outubro 22 09:57:17 BRST 2016

Em 22/10/2016 09:27, Joao Rocha Braga Filho escreveu:
> [...]

> 1 - O FreeBSD suporta HDs de mais de 2 TB via USB? O meu
> kit USB 2.0 não está aceitando HDs de mais de 2 TB no FreeBSD,
> mas não testei em outros sistemas.
>
> 2 - Se os HDs forem reconhecidos fora de ordem - por exemplo
> o que era da0 vira da2, o da1 vira da0 e o da2 vira da1 - o RAID
> ZFS saberia qual é a ordem deles e funcionaria sem bagunçar o
> conteúdo?

> 3 - Se eu criar o RAID ZFS com da0, da1, da2. da3 e da4, mas
> depois religar com algum HD externo instalado sendo da0, e
> [...]

Diferentemente do Linux, que elege um disco "master" em um pool de HDs,
o FreeBSD/ZFS cria todos os HDs como master, portanto acredito que não
terá problemas em misturar a ordem. Eu disse "acredito" porque nunca
passei por isso com RAID, mas em discos espelhados eu tenho certeza que
não importa a ordem.