[FUG-BR] RAID ZFS com rack de HDs USB 3

Nenhum_de_Nos matheus em eternamente.info
Sábado Outubro 22 16:31:52 BRST 2016

On Sat, October 22, 2016 08:27, Joao Rocha Braga Filho wrote:
> Oi pessoal.

João, tenho um esquema destes. respondo abaixo de suas questões.

> [...]
> pensando em fazer um RAID ZFS para usar como backup.
> No anúncio diz que suporta HDs de 8 TB, mas penso em
> usar de 4 TB, pois são "baratos".
>
> Nunca lidei antes com ZFS, mas pelo que vi no Handbook
> não tem muito mistério.
>
> Eu queria poder desligar estes HDs e só ligar quando precisar fazer
> backup ou restaurar algo.
>
> Assumindo que os 5 HDs são reconhecidos corretamente,
> ainda restam algumas dúvidas:
>
> 1 - O FreeBSD suporta HDs de mais de 2 TB via USB? O meu
> kit USB 2.0 não está aceitando HDs de mais de 2 TB no FreeBSD,

sim, tenho uma gaveta HX4 (a sem raid) da Vantec e tem disco de 2TB e 3TB.
Funcionam blz.

> 2 - Se os HDs forem reconhecidos fora de ordem - por exemplo
> o que era da0 vira da2, o da1 vira da0 e o da2 vira da1 - o RAID
> ZFS saberia qual é a ordem deles e funcionaria sem bagunçar o
> conteúdo?

Conforme já falaram, sempre uso glabel e depois crio o zfs. É bom pela
organização, por permitir o zfs ser reconhecido seja em qual ordem e
quantos discos tiver, e também pq você pode tirar uns MB do do disco, pois
se precisares mais adiante trocar um disco, não há garantias que ele terá
exatamente o mesmo tamanho. E o ZFS vai reclamar se for menor.

> 3 - Se eu criar o RAID ZFS com da0, da1, da2. da3 e da4, mas
> depois religar com algum HD externo instalado sendo da0, e
> um pendrive sendo da1, ao ligar os HDs que compõem o RAID
> ZFS, que seriam reconhecidos como da2, da3, da4, da5 e da6,
> o ZFS funcionaria, montando o RAID normalmente?

glabel resolve isso tranquilo. como já dito.

> Se não funcionar a minha opção seria usar vários sistemas
> de arquivo UFS com label, o que resolve o reconhecimento
> fora de ordem, mas eu não poderia fazer um RAID. Teria que
> fazer backups duplicados.

ademais, o que noto aqui é o grupo todo fica lerdo e desconecta quando há
muito tráfego para um disco. Não tenho um raid com todos, são 4 discos
sendo 2 soltos e 2 em mirror, tudo via ZFS. As vezes ele se perde e
retorna:

(da2:umass-sim0:0:0:2): READ(16). CDB: 88 00 00 00 00 01 38 31 a0 28 00 00
00 08 00 00
(da2:umass-sim0:0:0:2): CAM status: SCSI Status Error
(da2:umass-sim0:0:0:2): SCSI status: Check Condition
(da2:umass-sim0:0:0:2): SCSI sense: NOT READY asc:4,1 (Logical unit is in
process of becoming ready)
(da2:umass-sim0:0:0:2): Polling device for readiness
[...]

tipo assim.

Tenho uma gaveta e-SATA e essa USB3. Não sei se é o driver do usb2 dela,
um Atom com placa intel meio antiga. A impressão que tenho é que e-SATA é
mais estável e rápido quando funciona, mas é um saco fazer esata funcionar
redondo. Só funcionou aqui num pc que morreu e tinha esta nativo. USB
funciona mais fácil, mas é mais lerdo e um pouco mais instável.

Essa minha visão do esquema aqui. Uso isso desde o FreeBSD 9.x

att,

matheus

> Abraços,
>     João Rocha.