[FUG-BR] RAID ZFS com rack de HDs USB 3

Sábado Outubro 22 18:22:48 BRST 2016

> João, tenho um esquema destes. respondo abaixo de suas questões.

> sim, tenho uma gaveta HX4 (a sem raid) da Vantec e tem disco de 2TB e 3TB.
> Funcionam blz.

Que bom.

> Conforme já falaram, sempre uso glabel e depois crio o zfs. É bom pela
> organização, por permitir o zfs ser reconhecido seja em qual ordem e
> quantos discos tiver, e também pq você pode tirar uns MB do do disco, pois
> se precisares mais adiante trocar um disco, não há garantias que ele terá

No momento estou pensando em usar um modelo da Seagate que
não é caro, e fácil de char. Mas não sei o que pode acontecer no futuro.

Espero que no futuro os discos sejam maiores e mais baratos, e
eu não precise me preocupar com isto, mas é uma ideia boa se
um HD der problema cedo demais.

> exatamente o mesmo tamanho. E o ZFS vai reclamar se for menor.

Vai reclamar com MUITA razão.

> glabel resolve isso tranquilo. como já dito.

Eu não tinha pensado, mas quando sugeriram o glabel eu
achei perfeito.

> [...]
> (da2:umass-sim0:0:0:2): SCSI sense: NOT READY asc:4,1 (Logical unit is in
> process of becoming ready)
> (da2:umass-sim0:0:0:2): Polling device for readiness
> (da2:umass-sim0:0:0:2): READ(16). CDB: 88 00 00 00 00 01 38 31 a0 28 00 00
> 00 08 00 00
> (da2:umass-sim0:0:0:2): CAM status: SCSI Status Error
> (da2:umass-sim0:0:0:2): SCSI status: Check Condition
> (da2:umass-sim0:0:0:2): SCSI sense: NOT READY asc:4,1 (Logical unit is in
> process of becoming ready)
> (da2:umass-sim0:0:0:2): Polling device for readiness

Já vi HDs darem pane por calor e pode problemas na fonte de alimentação.

> tipo assim.
>
> Tenho uma gaveta e-SATA e essa USB3. Não sei se é o driver do usb2 dela,
> um Atom com placa intel meio antiga. A impressão que tenho é que e-SATA é
> mais estável e rápido quando funciona, mas é um saco fazer esata funcionar
> redondo. Só funcionou aqui num pc que morreu e tinha esta nativo. USB
> funciona mais fácil, mas é mais lerdo e um pouco mais instável.
>
> Essa minha visão do esquema aqui. Uso isso desde o FreeBSD 9.x

Muito obrigado,
    João Rocha.