[FUG-BR] FreeBSD 11 e vlans

Segunda Setembro 26 22:23:02 BRT 2016

Em 26 de setembro de 2016 21:10, Renato Frederick <renato em frederick.eti.br>
escreveu:

> Opa, no 9 o problema da Vlan não acontece, pelo menos no meu cenário.
>
> O curioso é que fazem 2 anos que isso esta se arrastando.

> Então usa 9…..  Eu não entendo esta necessidade de upgrades em massa. Se a
> solução é de 100 anos atras, usa e pronto.

Estou com os seguintes cenários:

FreeBSD 10.1 e 10.2 Stable, VLANS ( 12 vlans configuradas ) - switch
Juniper EX4200/EX2200 ( a mais de dois anos sem conectar nessa
infra-estrutura eu acho ) placas de rede Intel Gigabit ( em) .
FreeBSD 10.0 Release e 10.2 stable/PFSense 2.1 ( 2 vlans configuradas ) um
delas sendo repassadas via access para algumas estações Windows
virtualizadas sobre o virtualbox, placas de rede Intel Gigabit ( em e igb
), quando sai da empresa estava funcionando corretamente sem problema, a
outra ponta eram switchs EX4200/3Com SuperStack3 e ProCurve A2910AL.
FreeBSD 10.3/11.0-Current/PFSense-2.3 ( ambiente da minha casa, não sei
quantas VLANS tem espalhada entre as duas maquinas fisicas e as 8 maquinas
virtuais, estou usando o DD-WRT na outra ponta e até agora não achei
problema nenhum )

Só tive problemas com vlan no PFSense 2.3 contudo era alguma m*** que
estava gerando problema com o device polling, alguns testes e alterações
está funcionando normalmente, o mesmo está conectado em um switch
3Com-Baseline.

Não sou um guru de redes/OS mas pelo que observo talvez o problema com
vlans não esteja no FreeBSD mas sim no que está na outra ponta ou no modulo
de um equipamento especifico.
E por ser um recurso muito utilizado se o mesmo estivesse com problema
muita gente estaria gritando ! !.

--
:UNI><BSD:
Paulo Henrique.