[FUG-BR] Parada

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Sexta Janeiro 6 11:06:26 BRST 2017

> Concordo com a última parte. O pessoal mais novo não usa e-mail, eles
> gostam de plataformas de celular e tal, então acabam indo pra whatsapp e
> telegram fácil fácil.
>
> Só restam os velhos aqui :P
>
> --
> Renato Botelho

Um pouco de romantismo...

Acompanho a lista desde a FUGSPBR. Na minha opnião o nível técnico dos
membros sempre foi o diferencial. Inclusive foi através desta lista que
tive a oportunidade de ter a minha primeira grande decisão da vida, aonde
sai da minha zona de conforto e aceitei uma oferta de trabalho em um
provedor no norte do Paraná.

Neste provedor utilizávamos o FreeBSD como solução principal nas camadas de
core e distribuição, além de ser S.O principal nas aplicações de
Datacenter.

Naquela época os desafios eram "prazerosos" pois tínhamos que pesquisar,
estudar e até modificar códigos para atender a necessidade criar produtos e
de crescer com o menor custo possível.

Brinco com amigos que na época levantamos uma base wireless com dois
palitos e uma caixa de fósforo rodando freebsd.

Eramos em pelo menos 13 pessoas na mesma sala que viviam de FreeBSD e todas
também participavam da lista. Era engraçado pois a gente ficava em
constante debate sobre os assuntos que rolavam na lista. Existia até uma
disputa saudável de ego e tudo contribuía para que todos crescecem
profissionalmente.

Naquela época textão era uma coisa boa, principalmente quando vinha do
eksffa (conheci ele em bebedouro a uns 18 anos pelo menos), do garga
(conhece?), do skywarrior, do gugabsd e muitos outros, era discussão grande
garantida.

Não acredito que o FreeBSD ficou mais estável (lembro de termos um Qmail
com Freebsd 4.1 com uptime de 2 anos pra mais) ou do Linux ter superado o
FreBSD, ou do MK ser o Deus na terra.

O que mudou hoje é a demanda comercial e o tempo que você dispõem ou pode
dispor para a demanda. Digo por experiência própria, Hoje uso Linux como
base na nossa solução de telefonia porque meu principal parceiro é a Khomp
que atualmente tem o driver apenas para linux. Substitui a um tempo atras
um BSD BGP por um juniper porque o conjunto processador, placa mãe, placa
de rede não estava suportando a demanda de trafego.

Veja que as duas situações não é porque o FreeBSD não atende mas porque eu
não posso mais dispor do mesmo tempo de antes realizando pesquisas,
codificando e realizando testes, preciso de soluções imediatas.

Poderia fazer um port do driver da Khomp? Poderia pesquisar a melhor placa
de rede / placa mae ou até usar o serveru para como bgp?

E quando tiver atualização do driver da Khomp? E quando meu trafego dobrar
(sim sim, vou ter limitação com o juniper também mas a proporção é menor)?

A realizadade é que o tempo é o nosso bem mais valioso e para nós mais
"experientes na vida" acabamos dando mais valor ainda a isso.

Percebe-se que revivi o post antigo pois estava dando um "bizu" por aqui.