[FUG-BR] Parada

Ricardo Ferreira ricardo.ferreira em sotech.com.br
Sexta Janeiro 6 11:35:30 BRST 2017

Em 06/01/2017 09:06, Matheus Cucoloto escreveu:

> Um pouco de romantismo...
>
> Acompanho a lista desde a FUGSPBR. Na minha opnião o nível técnico dos
> membros sempre foi o diferencial. Inclusive foi através desta lista que
> tive a oportunidade de ter a minha primeira grande decisão da vida, aonde
> sai da minha zona de conforto e aceitei uma oferta de trabalho em um
> provedor no norte do Paraná.
>
> Neste provedor utilizávamos o FreeBSD como solução principal nas camadas de
> core e distribuição, além de ser S.O principal nas aplicações de
> Datacenter.

> [...]
Concordo em gênero, número e grau. Comecei com OpenBSD, migrei para
FreeBSD, fiz muito BGP com eles e com o FreeBSD nos últimos anos,
concentrador OpenVPN/IPSEC então perdi a conta, OpenSER, servidor de
email, HTTP, proxy com apache, nginx, DNS com BIND e UNBOUND, sendo a
minha última m,ania firewall com duplo stack ( PF e IPFW) explorando o
melhor que cada um oferece,  enfim, pura diversão.. Comecei a usar Linux
por acreditar no conceito diversidade em termos de segurança pois hoje
temos na plataforma Linux e xBSD incluindo aí o NetBSD e já passei boa
parte do meu tempo compilando kernel, alterando código pra ajustar pra
minha necessidade, mexendo em código de ports mal comportados, mas hoje,
sinceramente, simplesmente não tenho mais tempo. E não venham, me dizer
pra usar pfSense, webmin ou outros. Quando entrou a telefonia tentei a
todo custo usar o BSD pois dominava o processo mas percebi que não podia
perder tempo pois não só perderia o emprego mas o timing do
produto/serviço. Hoje olho o problema, faço análise de risco, análise de
viabilidade, recursos humanos e financeiros dentre outros processos e
olho para as ferramentas disponíveis olhando prazo e custo e uso a
melhor alternativa, mesmo que ela seja um Windows. Assim tenho tempo
para me dedicar a meus hobbies ( ando de motocicleta e muito ), meus
livros, filhos e vida. Não tenho mais tempo como o colega falou e
sinceramente prefiro aproveitar o tempo que me resta usando minha
experiência a meu favor para ter mais tempo para mim mesmo apesar de
viver com o sistema de monitoramento sempre ativo no celular. Não dá
ainda pra desligar total mas estou trabalhando nisso implementando
automação em tudo que é parte do sistema hehe.

Ricardo Ferreira