[FUG-BR] Alternativa ao quagga e ao OpenOSPFD

Domingo Janeiro 22 16:06:05 BRST 2017

Como anda o suporte SMP do OPENBSD? Desculpa a ignorância. Mas a uns 4, 5
anos, sei lá, tive que matar 2 cluster OPENBSD funcionando tudo bonitinho,
CARP, BGP, PF, OSPF e mudar para FREEBSD, o que foi uma chateação, pois
tinha código de regra exótica no PF que no OPENBSD era mais moderno que o
FREEBSD, etc etc. O Motivo desta bomba era que foi adquirido servidores
XEON com sei lá quantos núcleos e o OPENBSD detectava um core e pronto. Na
época o OPENBSD rodava em uma máquina com 1 processador só, porém o aumento
de pps estava deixando CPU no limite. Foi adquirida a nova máquina mas ao
dar boot foi visto isto. Não lembro versão do OPEN, nem lembro do BSD. Sei
que foi traumático hehehe

Acredito que se hoje ele estiver detectando múltiplas CPU e múltiplos core
e os processos de roteamento forem multithread, só vejo razão para usar. É
uma distribuição enxuta, todos estes daemons de roteamento e firewall estão
à frente da  versão de qualquer FreeBSD.