[FUG-BR] Problemas de acentuação com Qt5

Clayton Eduardo dos Santos claytones em bsd.com.br
Domingo Março 5 23:06:41 BRT 2017

Boa noite pessoal,

Recentemente percebi problemas de acentuação com softwares que utilizam
o Qt5 como toolkit gráfico, como por exemplo o LyX e o VirtualBox. Bem,
ao menos essa foi a única relação que encontrei.

O cedilha funciona normalmente, no entanto, qualquer outro caractere
acentuado exibe um losango preto com uma interrogação a medida que
digito as letras acentuadas. O detalhe é que se eu copiar um texto já
acentuado para a área de transferência e colar em qualquer um dos
aplicativos citados, os caracteres são reconhecidos e exibidos sem
problemas.

Meu sistema (FreeBSD 11 + XFCE) está configurado para pt_BR.UTF-8,
conforme exibido a seguir:

LANG=pt_BR.UTF-8
LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"
LC_TIME="pt_BR.UTF-8"
LC_NUMERIC="pt_BR.UTF-8"
LC_MONETARY="pt_BR.UTF-8"
LC_MESSAGES="pt_BR.UTF-8"
LC_ALL=

Todas as demais aplicações acentuam sem nenhum problema. Palpites?

Grato pela atenção,

Clayton