[FUG-BR] Problemas de acentuação em aplicativos compilados com Qt5

Dom Maio 7 16:11:33 BRT 2017

Em 07/05/2017 14:44, "Clayton Eduardo dos Santos" <claytones em bsd.com.br>
escreveu:

> Boa noite pessoal,
>
> Recentemente percebi problemas de acentuação com softwares que utilizam o
Qt5 como toolkit gráfico, como por exemplo o LyX e o VirtualBox. Bem, ao
menos essa foi a única relação que encontrei.

> O cedilha funciona normalmente, no entanto, qualquer outro caractere
acentuado exibe um losango preto com uma interrogação a medida que digito
as letras acentuadas. O detalhe é que se eu copiar um texto já acentuado
para a área de transferência e colar em qualquer um dos aplicativos
citados, os caracteres são reconhecidos e exibidos sem problemas.

> [...]
>
> LANG=pt_BR.UTF-8
> LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
> LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"
> LC_TIME="pt_BR.UTF-8"
> LC_NUMERIC="pt_BR.UTF-8"
> LC_MONETARY="pt_BR.UTF-8"
> LC_MESSAGES="pt_BR.UTF-8"
> LC_ALL=
>
> Todas as demais aplicações acentuam sem nenhum problema.
>
> Dando uma olhada em http://wiki.lyx.org/LyX/NewInLyX22 , me deparei com
isso:

> Qt5 support
>
> LyX can be built with Qt5 (Qt4 is still supported and an official
toolkit). Note that, due to a Qt5 bug that affects keyboard input <
http://www.lyx.org/trac/ticket/9218>, we strongly suggest to build against
Qt 5.5. (Qt 5.6 under Linux <http://www.lyx.org/trac/ticket/9731>)

> Parece de fato um bug do Qt5.5, mas mesmo recompilando os pacotes com a
versão atual (5.7.1) ou utilizando os pacotes estáticos, o problema
permanece.