[FUG-BR] Migrando do FreeBSD 9.3 para 11

Seg Maio 15 10:55:16 BRT 2017

Em 15 de maio de 2017 09:39, Renato Frederick <renato em frederick.eti.br>
escreveu:

> [...]
> dose
> fora
> comercial

> em
> automaticamente
> base

> mais
> são
> usam o

> descisão
> que
> então

> Oi Paulo.
> Não sei se foi aqui ou na gter, alguem mandou um documento em que uma das

Foi publicado no GTER [1] e tem a referente ao serverU [2], embora há
outros posts com muitas informações que se fazer um compilado permite
averiguar o quão evoluido os sistemas open-sources estão perantes os
sistemas proprietários.
[1] https://eng.registro.br/pipermail/gter/2014-August/050839.html
[2] http://www.serveru.us/pt/netmapl800

ai fizeram teste de performance, usando smp, sem smp(o open se ferrou
> porque o smp é "exótico"), depois fizeram mais um teste de performance de
> firewall, usando pf, ipw, iptables, etc.
>
> a performance da caixa pfsense para o freebsd não foi tão diferente não. o
> pessoal lá faz um bom trabalho com o kernel, claro que tem que rodar um
> genérico, afinal deve ter instalação usando realtek, intel, sas, sata,
> scsi, etc.

> Porém o que saiu melhor foi o linux :)
>
> Acho que você está falando com relação ao NETMAP/DKDI , logicamente que o
linux será muito melhor, conforme o próprio Parceiro, Provedor Bogus
apontou na thread, as arquitetura/projetos de roteamento em open-source
estão mais avançadas, porém ele também frisa o caso do desenvolvimento dos
drivers da Intel que são feitos pelos próprios funcionários da empresa e é
onde obtém uma melhor performance.

> acho que de boa se for fazer um estudo de quantos % a performance é melhor
> pegando kernel, tirando device, depois compilando manualmente não justifica
> o trabalho.
>
> Pelo menos o BGP com firewall que uso pfsense, não arrependo de nada de ter
> abolido freebsd instalado do zero e openbgpd compilado.

Quanto a isso de usar caixa de renome, cisco, juniper, etc, é o tal, voce
> [...]
> caixa com até 4 discos, 2 interfaces giga, ou caixa com 4 interfaces e 12
> discos, interfaces fazendo jumbo frame, round robin, agregation.
> Infelizmente tem uns que rodam um linux bugado que trava e tem que
> atualizar o "firmware"(que é o linux lá, tem grub, blá blá blá, só alteram
> o layout do disco para vocÊ não conseguir acessar o linux se montar o disco
> em outro PC).
>
> Quando a gente vai pro mercado e tem pancada de concorrente jogando o preço
> pra baixo, se eu conseguir em 4horas entregar o serviço, para mim é lucro e

Mas ainda ficará restrito ao que o apliance oferece, tem o lado bom que
também concordo, facilidade da interface gráfica é fantastico, mas gera
péssimos profissionais sobre a tecnologia em um todo, visto que, exatamente
por quando precisar de um recurso mais especifico que requer compilar o
kernel com algumas opções que não vem no generico o cara já pensa em adotar
solução proprietária não por que tem o tal "suporte" e "enterprise" no meio
do nome, mas sim por que o cara não sabe.
É igual o povo de linux que desativa o SELinux, simplesmente por que não
sabem e não querem aprender, vão lá e desativa o recurso de segurança, até
hoje so teve um ambiente que não consegui fazer o SELinux funcionar 100%
com as aplicações e tive que usar ele em modo permissive, friso o modo
permissive e disable, contudo pelo menos 90% do material da internet criado
pelos usuário simplesmente recomendam a desativar e diminuir a segurança do
sistema em prol da praticidade.

Abraços

--
:UNI><BSD: