freebsd -- Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)

 

Sobre a lista freebsd

Leia Atentamente!

Para utilizar as listas de discussão da FUG você deve entender e concordar com as regras listadas abaixo. É necessário que você reserve m tempo para leitura deste texto de modo a evitar problemas futuros.

A intenção final delas é manter o ambiente agradável e incentivar a participação de todos na lista. Se você considera estas regras como endo censura ou inadequadas existem duas opções: tentar alterá-las através de argumentação coerente ou procurar ajuda em outra lista que não afronte seus princípios de utilização.

É importante salientar que as regras de etiqueta da Internet são plicáveis também. Portanto certifique-se de ter lido e entendido os artigos listados abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://ftp.rfc-editor.org/in-notes/rfc1855.txt
http://www.penmachine.com/techie/emailtrouble_2003-07.html

0. Ensinar a pescar é mais importante que entregar o peixe pronto

Quando responder uma pergunta nas listas da FUG-BR, tente sempre demonstrar a forma como você chegou à sua conclusão, ensinar a crescer é sempre mais recompensador em longo prazo do que dar peixe pronto hoje.

Com esse comportamento tanto quem pergunta quanto quem responde irão aprender mais.

Se você perguntou, por sua vez, entenda que alguns usuários vão preferir indicar à você o caminho, de forma que você encontre e suas respostas sozinho, ao invés de passar a resposta pronta. Isso pode parecer ruim e você tem pressa, mas é excelente pois você aprenderá à diagnosticar meus problemas de maneira coerente, e não dependerá mais de terceiros para através destes diagnósticos encontrar as soluções.

1. Natureza pública da lista

Todas as listas disponibilizadas pela FUG para a comunidade são públicas -- qualquer um pode se associar e receber as mensagens enviadas. As mensagens são arquivadas no site principal da FUG e em outros espelhos. Não envie mensagens para a lista se você está preocupado que elas sejam idas por desconhecidos ou caso não queira que elas fiquem permanentemente disponíveis nos arquivos da Internet.

2. Formate corretamente sua mensagem de correio eletrônico

Correio eletrônico é mídia escrita, jamais se esqueça disso. Você pode escrever e-mail em linguagem informal, mas evite gírias incomuns. Por favor tente também respeitar o artigo XIII da constituição federal. Não escreva como se estivesse conversando no IRC, MSN ou ICQ com grafias gratuitamente alteradas.

Configure seu leitor de correio eletrônico corretamente para ler e enviar mensagens, se possível mantendo-as dentro do limite de 72 a 76 caracteres por linha. Acima desse limite os textos ficam difíceis de ler pois passarão da extensão da tela ou as linhas serão quebradas pelos leitores automaticamente, deixando o texto em um formato diferente do pretendido.

Use separadores frasais. Não se esqueça de parágrafos! É difícil ler um texto sem separadores frasais. Não estamos falando de acentos, e sim vírgulas, pontos, dois-pontos, ponto-e-vírgula. É o mínimo para correta compreensão do seu texto, sem um esforço de interpretação.

Evite escrever parágrafos enormes. Separe em parágrafos menores. O texto fica muito mais agradável.

Não se esqueça que e-mail não expressa sentimento se você não fizer uso de instrumentos básicos de comunicação pela Internet como emotions - risos. Se preferir evitar esses artifícios, não seja irônico ou sarcástico. A pessoa que está lendo pode não interpretar corretamente, achar a resposta ríspida, e o pior, se sentir no direito de responder
"à altura". O que nos leva ao próximo item das regras:

3. Seja educado

Seja você tem um problema com alguém da lista, envie seus e-mails diretamente para essa pessoa. Evite criar discussões inúteis na lista seja sempre educado e respeitoso com as pessoas e suas ideias.

Se você acredita que alguém está sendo inconveniente ou não está seguindo as regras envie educadamente um e-mail privado para esta pessoa informando-a sobre isto. Se você recebeu um e-mail de aviso não tente gerar uma guerra (flaming) respondendo o e-mail para a lista inteira. Procure compreender.

Não há qualquer tolerância à ataques étnicos, de nível social e afins.
Qualquer indicação de racismo, preconceito ou ataque moral resultará em convite para se retirar da lista.

4. Se mantenha dentro do tópico da lista

A lista existe para discussão de assuntos técnicos relacionados ao FreeBSD. Mensagens off-topic (fora do assunto principal) são permitidas mas é importante indicar isto no assunto. Isto pode ser feito colocando a string "[OFF-TOPIC]" (sem as aspas) antes do assunto da mensagem. Dessa forma os participantes podem criar filtros que irão mover/apagar esta mensagens se necessário.

Contudo, mesmo off-topic, existem limites. Não é aceitável nenhum assunto que não esteja diretamente relacionado à Software Livre, e também, que não seja de característica técnica. Assuntos de evangelização e políticas, como uso de sistemas Open Source no governo, "o nome do diabinho do FreeBSD", "porque o mascote do sistema é um capetinha", e afins, são aceitáveis desde que em uma thread sucinta (curta). Se a conversa se extender, é hora de muda-la para outra lista.

A outra lista em questão, é a chat@fug.com.br. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo . Nessa lista, não há regras, exceto respeito aos outros participantes. Pode-se conversar sobre qualquer assunto livremente.

Antes de enviar um off-topic use o bom senso.

5. Pesquise antes de perguntar

Faça seu dever de casa: utilize as ferramentas de busca, sites sobre FreeBSD e qualquer outro material disponível online para tentar solucionar seu problema. Se mesmo assim você não tiver sucesso então
utilize a lista de discussão.

Visite o site da FUG (http://www.fug.com.br ). Lá você irá encontrar o valioso histórico da lista onde poderá verificar se outras pessoas já tiveram o mesmo problema que você. As seções FAQ, Artigos, Howto e links também contém uma grande quantidade de recursos adicionais que irã lhe auxiliar nesta tarefa.

Nunca se esqueca de pesquisar as referências listadas ao final deste arquivo.

6. Seja claro

Seja claro e detalhe qual é a sua dúvida e o que foi feito para saná-la. Dessa forma quem tentar lhe ajudar não precisará ficar perguntando muitas coisas para entender a situação (e o volume de mensagens será menor e mais fácil de entender). Quanto mais detalhes *pertinentes* ao assunto forem informados mais fácil fica a solução.

Ser claro também inclui utilizar um assunto (subject) adequado ao problema. Muitas pessoas não têm tempo suficiente para ler todas as mensagens enviadas para a lista. Por isso é normal que se faça uma filtragem preliminar através do assunto. Se sua mensagem contém um assunto adequado terá mais chances de ser lida porque quem interessa.

Assuntos como "Socorro!" ou "Urgente!!!" não irão ajudar em nada no tempo de resposta. Podem até garantir que sua mensagem será apagada mais rápido do que as outras.

É recomendada a leitura do artigo "How to Ask Smart Questions" disponível em http://www.catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html

7. Não inicie um novo assunto dando responder (reply) em mensagem sobre
outro assunto


Os cabeçalhos de todos os e-mails incluem certas informações que não são visíveis normalmente mas não menos importantes. Entre elas estão o In-Reply-To, Thread-Index e References. Estes campos são utilizados pelos
leitores de e-mail e pelo sistema da lista para montar uma árvore de e-mails e saber quais e-mails pertencem a encadeamento (thread).

Quando você responde uma mensagem de um assunto antigo, apaga o corpo e o assunto (subject) da mensagem e inicia um novo assunto, esses campos continuam apontando para o assunto anterior e os leitores de e-mail se confundem e organizam sua nova mensagem como pertencendo ao assunto anterior. Isso dificulta muito a leitura pois quebra a lógica das mensagens.

8. Remova partes das mensagens anteriores

Em sua mensagem procure deixar apenas as citações da mensagem anterior que sejam úteis para o entendimento da sua resposta. Isso inclui remover os rodapés que a lista adiciona automaticamente e qualquer assinatura anterior. NÃO remova TODA a mensagem anterior, isso prejudica o entendimento da sua resposta pois quem estiver lendo não saberá sobre o que ela trata claramente.

9. Não responda no topo da mensagem anterior (top posting)

Quando for responder um e-mail coloque sua resposta ABAIXO da mensagem original. Isso garante que quem ler sua mensagem irá seguir a sequencia LÓGICA de ler a pergunta e DEPOIS a resposta. É muito ruim para a compreensão da mensagem ter de ler a resposta e depois a pergunta.

Além de responder abaixo da mensagem anterior você também pode optar por responder no meio desta. Por exemplo:


========== EXEMPLO ===========

Joaozinho escreveu:
>
> Como apago um arquivo no FreeBSD ?

No FreeBSD não há diferença, utilize o rm.

> E para mover o arquivo ? Tem alguma comando especial
> diferente do Linux ? É só arrastar e soltar igual no
> Windows ?

Mesma coisa, utilize o mv.

Zezinho

========== EXEMPLO ===========


Para ajudar na compreensão do problema que "top posting" gera, dê uma olhada na coleção de exemplos reais sobre como fica confuso ler e-mails respondidos dessa forma, na seguinte mensagem:

http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-05/msg00116.html

10. Jamais utilize HTML

Vários leitores de e-mail não suportam HTML e a lista precisa manter um denominador comum para que todos possam utilizá-la corretamente. Como o HTML não trás nenhum benefício evidente as discussões ele é barrado automaticamente pelo sistema da lista (Mailman). Para evitar problemas, não envie e-mails com HTML. Esse filtro já virou até uma FAQ da FUG , especialmente para usuários do gmail.

11. Desligue qualquer resposta automática

Muitas pessoas utilizam o recurso de responder automaticamente a uma mensagem para avisar aos outros que estão de férias. Isso não é permitido pois cada mensagem enviada a lista irá gerar um retorno.

Outro caso parecido são os sistemas anti-spam que solicitam ao remetente que confirme o envio da mensagem. O sistema da lista não irá fazer essa confirmação e o autor da mensagem irá receber um e-mail solicitando isso para cada mensagem enviada para a lista.

Desligue estes recursos ou adicione o endereço da FUG na lista de exceções (whitelist).

12. Conseguiu a solução para o problema? Enriqueça o histórico!

Sempre que você conseguir a solução para seu problema, envie para a lista qual foi a solução e como você chegou até ela. É indicado que você adicione ao Subject/Assunto do e-mail a expressão "RESOLVIDO", mas
se esquecer tudo bem.

Essa ação simples enriquece enormemente o Histórico da FUG e ajudará muito quando outro usuário tiver o mesmo problema que você teve, encontrar a resposta mais facilmente.

13. Legalidade, respeito e discriminação

A FUG-BR não aprova, sugere, tão pouco incentiva, e portanto coibe a comunicação na lista para fins ilegais de qualquer natureza, como por exemplo (mas não limitado a) transmissão de eBooks não distribuídos sob licença de documentação livre, programas de computador proprietário, crackeados ou qualquer outra forma ilegal de uso de software. Da mesma forma, nenhum tipo de desrespeito para com outro membro da FUG, ou discriminação conforme leis nºs 7.853/89 (pessoa portadora de deficiência), 9.029/95 (origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, idade e sexo) e 7.716/89 (raça ou cor) será tolerada. O desrespeito ou incentivo a desrespeito de copyright de qualquer tipo, também não será tolerado.

14. Conduta de intervenção administrativa nas listas

Se e quando necessário, os administradores da FUG enviarão uma advertência em particular à qualquer membro da comunidade cadastrado nas listas que não observarem estas regras e em cuja situação esta inobservância gere desconforto à outros membros da lista. Se a advertência não for suficiente, será ativado o bit de moderação apenas para este usuário. Em último caso, o usuário será excluído forçosamente da lista.

15. Contato com os administradores da FUG

A administração da FUG é composta por aproximadamente uma dúzia de pessoas, que fazem esse trabalho de forma completamente voluntária. Tanto questões sobre o andamento da lista quanto questões técnicas, caso você encontre problemas com envio ou recebimento de mensagens para a lista, ou e-mails bloqueados, ou mesmo indisponibilidade de algum serviço, entre em contato com os administradores no e-mail admins _@_ fug com br. Em caso de críticas e sugestões, também use este endereço.

Em casos extremos, dependentes diretamente da natureza do problema, você poderá não conseguir enviar e-mail para nenhum destino nos servidores da FUG, o que inclui essa lista. Nesta situação encaminhe cópia de sua mensagem para admfug _@_ freebsdbrasil com br. Este endereço contém todos os administradores, é uma lista replicada para ser fonte secundária de contato caso haja problema com a infra-estrutura da FUG. Não use esse endereço primariamente.

16. Referências primárias de pesquisa:

Explore-as antes de recorrer à lista:

http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/
http://www.freebsd.org/doc/pt_BR/books/
http://www.freebsd.org/doc/en_US/
http://www.free.bsd.com.br
http://doc.fug.com.br
http://www.primeirospassos.org
http://www.google.com/bsd

Para ver uma lista das mensagens que foram postadas anteriormente na lista, entre nos Arquivos da lista freebsd.

Usando a lista freebsd
Para postar uma mensagem para todos os membros da lista, envie um email para freebsd@fug.com.br.

Você poderá se inscrever na lista ou modificar seus dados de inscrição nas seções abaixo.

Inscrevendo-se na lista freebsd

Para se inscrever na lista freebsd, preencha o seguinte formulário. Será enviado um email a você requisitando sua confirmação, prevenindo que outros inscrevam você contra a sua vontade. Esta é uma lista oculta, que significa que a lista de membros está somente disponível para o administrador da lista.

    Seu endereço de email:  
    Seu nome (opcional):  
    Entre com uma senha privativa abaixo. Isto oferece somente segurança média, mas deve evitar que outras pessoas obtenham sua inscrição. Não escolha uma senha usada em outras coisas pois ela provavelmente lhe será encaminhada de volta usando o formato de texto desprotegido.

    Caso tenha escolhido não entrar com uma senha, será gerada automaticamente uma senha que lhe será enviada assim que você confirmar sua inscrição. É possível requisitar o reenvio de sua senha ao modificar suas opções pessoais. Uma vez por mês, sua senha lhe será enviada como lembrete.
    Escolha uma senha:  
    Redigite a senha para confirmação:  
    Em que idioma prefere exibir suas mensagens?  
    Deseja receber e-mails da lista enviados uma vez por dia em um único email (digest)? Não Sim
Inscritos na lista freebsd
(A lista de inscritos somente está disponível ao administrador da lista.)

Entre com seu endereço administrativo e senha para ver a lista de inscritos:

Endereço administrativo: Senha:   

Para se desinscrever de freebsd, pedir um lembrete de senha, ou modificar suas opções de inscrição entre com seu endereço de email de inscrição: Caso deixe o campo em branco, será requisitado seu endereço de email


A lista freebsd é administrada por jmelo at freebsdbrasil.com.br, marcus at sbh.eng.br, eksffa at freebsdbrasil.com.br, luizgustavo at mundounix.com.br, rbgarga at gmail.com, ebrandi at fugspbr.org
Interface administrativa de freebsd (requer autorização)
Relação de todas as listas de discussão em fug.com.br

Delivered by Mailman
version 2.1.18-1
Python Powered Powered by FreeBSD