[FUG-DF] Monitoração de Ativos de Rede/SLA

Luiz Otavio de Lima de Lima Rodrigues llima3000 em yahoo.com.br
Segunda Fevereiro 16 19:29:03 BRT 2009

Oi Patrick,

Interessante sua solução. Aqui na empresa a cultura Microsoft é muito
forte, e só agora estamos conseguindo romper com alguns paradigmas.
Cheguei a escutar a barbaridade que "se ninguém paga não pode ser bom".

Rodo o Big Brother aqui a algum tempo, e ele funciona bem, tanto em
Linux como em FreeBSD.

Aqui na empresa temos uma solução de HelpDesk proprietária (Qualitor),
e descontinuamos o software de inventário, em função de péssima
performance da solução anterior para o tamanho da empresa (matriz + 17
filiais). Colocamos  o OCS a cerca de 1 mês, e está funcionando muito
bem.  O que estamos estudando no momento é como integrar os dois
sistemas, o de HelpDesk com o de inventário. Esamos pensando em um
script de exportação de uma base para a outra (OCS MySQL, Qualitor SQL
Server). Com isso teremos um processo mais coeso, disponibilizando
mais indicadores do que temos hoje.

Hoje temos três processos em funcionamento. Controle de mudanças (não
chamo de Gerenciamento de Mudança pois precisamos de algumas etapas a
mais no processo), gerenciamento de incidentes/problemas. Nossa
dificuldade maior é a CMDB, que é mantida manualmente em diversas
planilhas,usando as diversas ferramentas para coletar as informações.

Nossa intenção é usar o OCS para inventário, e base para o CMDB,
implementar a mesma funcionalidade que você descreveu de alertas de
mudanças indevidas nos equipamentos, e com isso melhorar os processos
de mudança, incidente/problema e implementar gerenciamento de
configuração. Com isso melhorarmos os indicadores e o controle, e
partimos para ganhar  o patrocínio da alta direção para implementar
outros processos do ITIL, principalmente liberação, nível de serviço,
capacidade e disponibilidade.

Achei bem interessante a solução de vocês de armazenar comparar e
alertar alterações realizadas no software. Voces alteraram diretamente
o OCS ou criaram um sistema complementar? Existe alguma ferramenta que
possa nos orientar para implementação?

Atte,

Luiz Otávio de Lima Rodrigues