[FUG-BR] gravador de cd/dvd

Éderson Chimbida chimbida em gmail.com
Segunda Junho 5 08:33:36 BRT 2006

- Compila o kernel com essa linha:

device          atapicam                # ATAPI/CAM device

- Ou coloca no /boot/loader.conf essa linha: ( bem mais facil )

atapicam_load="YES"

- Inclua essas linhas no /etc/fstab:

/dev/acd0               /cdrom          cd9660  ro,noauto       0       0
/dev/cd0                /cdrom          cd9660  ro,noauto       0       0

- O resto é para poder gravar sem precisar do root:

chmod 4711 /usr/local/bin/cdrecord
chmod 4711 /usr/local/bin/cdrdao
chmod 666 /dev/xpt0
chmod 666 /dev/pass0

- Coloque no /etc/devfs.conf:

perm xpt0 0666
perm pass0 0666

Obs.: claro que para o k3b funcionar tem que estar reconhecendo um
dispositivo cd0

> dmesg | grep cd0
acd0: CDRW <SAMSUNG CD-R/RW SW-252B/R700> at ata1-slave UDMA33
cd0 at ata1 bus 0 target 1 lun 0
cd0: <SAMSUNG CD-R/RW SW-252B R700> Removable CD-ROM SCSI-0 device
cd0: 33.000MB/s transfers
cd0: cd present [1 x 2048 byte records]

Éderson H. Chimbida
( aka neurobashing )