[FUGSPBR] duvida sobre apm

Martin Augusto martin em newsite.com.br
Dom Ago 19 19:30:31 BRT 2001

Boa noite

Estou tentando utilizar o apm no FreeBSD 4.3, o qual roda em um equipamento com fonte ATX. Porem, nao tenho conseguido fazer o apm funcionar, seja invocando o binario "apm", ou atraves do "shutdown -h".

A seguinte mensagem de erro aparece quando utilizo, por exemplo,  "apm -z":
apm: can't open /dev/apm: Device not configured

Posteriormente fiz os seguintes passos:

1 No kernel inclui a linha:
device          apm0    at nexus? disable flags 0x20 # Advanced Power Management

2 Construi o device atraves do MAKEDEV (/etc/apm)

3 Alterei o rc.conf
apm_enable="YES"
apmd_enable="YES"

Alguma dica ou sugestao de algo a ser feito, ou algum passo que esteja errado?

Grato, Martin Augusto