[FUGSPBR] [1/2-OFF-TOPIC] Diferenças da Família BSD

Ricardo Ryoiti Sugawara Junior ricardorsj em uol.com.br
Qua Jul 11 18:03:27 BRT 2001

> Venho acompanhando esta lista há algum tempo, e
> gostaria de lhes indagar sobre as principais
> diferenças sobre o FreeBSD, NetBSD e o OpenBSD. Ainda
> não sei quais são estas diferenças e quais as
> vantagens de um para o outro. Os amigos poderiam
> dizer-me isto, ou então, indicarem-me uma URL sobre o
> assunto.

    Julio,

    Cada um dos tipos de BSD possuem uma "bandeira" diferente, a do NetBSD é a da portabilidade e
eficiência no código, o OpenBSD dá ênfase a segurança e o FreeBSD, oringinalmente otimizado para
rodar em plataforma Intel, roda também em alpha.
    Fora algumas diferenças em relação a interface e procedimentos, acredito que a estrutura de
funcionamento e performance deva ser bastante semelhante. Por exemplo, o port do FreeBSD para o
Alpha é baseado no port do NetBSD. O NetBSD e o OpenBSD utilizam o "ports" do FreeBSD. Assim vc
encontrará uma interoperabilidade bastante grande entre os três...
    O FreeBSD é o mais famoso e amplamente adotado, além de possuir uma documentação bastante boa e
ser muito suportado. Eu utilizo o NetBSD por ter me dado melhor com o "feel" dele e por ser mais
"exuto" que os outros dois... Mas no fundo é quase tudo a mesma coisa. Aliás, o OpenBSD vem do
NetBSD. O tio Teo de Raadt arrumou briga e lançou o seu próprio BSD.

    []'s
    Ricardo.

----