Re: [FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] [1/2-OFF-TOPIC] Diferenças da F amília BSD

DaemonX all.mac em eudoramail.com
Qui Jul 12 12:04:45 BRT 2001

Bem!! Se levar em consideracao que Mac jah roda UNIX ha anos!!
OpenBSD, NetBSD, Linux e outros... Mac sempre rodou UNIX e muito rapido!
Soh nunca foi voltado a desenvolver softwares para a plataforma.

Diga-se de passagem.. hoje a Apple jah esta sendo considerada no EUA o
MAIOR DESENVOLVEDOR UNIX do mundo!! A empresa que mais softwares para
UNIX conseguiu desenvolver em menos de um ano, em toda historia.

E softwares de mercados que o UNIX jamais imaginaria entrar. Soh com a
adocao do UNIX no Mac que a 'maldita', mas infelizmente necessaria
Microsoft desenvolveu o Office e o Intershit Explorer pra UNIX, a Adobe
desenvolve o Photoshop e demais ferramentas pra UNIX, as ferramentas de
IRIX estao rodando em uma maquina realmente mais rapida (conhecos
diversos donos de Silicon e Mac que acham Silicon uma carroá com preço
de mercedes). Na verdade TODAS as grandes softwarehouses estao entrando
no mercado UNIX pela porta da Apple, e a Apple ganhando as
softwarehouses por conta das facilidades de desenvolvimentos criadas
para o UNIX por ela. Inclusive a ferramenta utilizada pela MS para
desenvolver o IExplorer soh roda no Mac, mas compila para Mac OS, Mac OS
X e Windows, e se assemelha muito com o VB, chama-se Real Basic. Alem de
outras ferramentas que permitem compilar seu software nao apenas para
essas plataformas, como para BeOS, Linux e outros sistemas.

Logico que o objetivo nao é acabar com os PCs, pois a Apple na verdade
foi quem inventou o PC, qdo lançou no mercado o Apple II. E soh alguns
anos apos a IBM copiou seus passos com os atuais PCs IBM e compativeis,
como Intel, AMD e outros.

Acho muito engracado como usuarios de PCs IBM compativeis falam mal de
algo que no fundo desconhecem, ou tem medo de conhecer. Jah que eh
sabido que TODOS que compram um Mac e conhecem o que a maquina eh
capaz... jamais compram um IBM compativel. Sendo o sistema UNIX ou nao!

A verdade eh que o UNIX nao soh da mais velocidade ao Mac, mas
principalmente ESTABILIDADE. E ate, a meu ver maior que o FreeBSD e
Linux em certos casos. Cansei de ter o meu XWindows travado nesses
sistemas em IBM compativel, e o Mac OS X jamais travou meu GUI. A ultima
foi na versao DP4, ha quase dois anos.. antes mesmo da versao Beta.

[[ ]],

Alberto V. Mendonça
Apple Developers Connection

----