[FUGSPBR] OffTopic - Consumo de Energia do PC

Ricardo Ryoiti Sugawara Junior ricardorsj em uol.com.br
Dom Maio 20 10:26:24 BRT 2001

> AMD K6 2 de 500 Mhz, 256 Mb de RAM, HD IDE 40 Gb, 3 placas de rede 3COM
> 905B. A fonte dele tem potencia nominal de 300W e esta ligada a um nobreak
> de 1 KVA. Ele nao possui monitor.
>
> Alguem ai teria ideia do consumo medio, ou conhece alguma forma que eu
> possa usar para medir o consumo ?

    Um colega meu roda um BBS há 5 anos e ele postou uma mensagem uma vez
dizendo que o micro dele consumia em média 110W conforme cálculos feitos
durante alguns meses. O que consome mesmo é o monitor, cerca de 100-150Watts.
Como ele não existe, não há porque se preocupar muito com o gasto.

    De qualquer forma, existe uma forma bastante simples para verificar o
consumo real do seu PC: Se você tem um multímetro com alicate amperométrico (é
uma "pinça" que mede a corrente que passa por uma linha AC).
    Para utilizá-lo, separe os dois fios de energia (se vc colocar a "pinça"
nos dois ele não mede, pois um fluxo de enregia anula o outro, e a corrente
nao eh medida). E coloque-o. Ele indicará a corrente real que passa pelo cabo.
Digamos que dê 0,9A. Coloque agora no modo multímetro e veja a voltagem
(digamos que tenha sido 125V).

    Use a fórmula: P=U.i
    Para calcular a watagem .

    P = 125V . 0,9A
    P = 112,5W

    Nota: Os valores que usei não são reais... O meu multimetro está sem
bateria... :/   +_+

    Caso não tenha o alicate, calcule como sendo 300W o consumo mesmo :D

    []'s
    Ricardo.

----