[FUGSPBR] instalando o FreeBSD

Capriotti capriotti em cee.com
Qua Maio 23 08:24:13 BRT 2001

At 09:09 PM 5/22/01 -0300, you wrote:

>como eu faço para instalar esse novo e tirar o antigo.

Quando você estiver definindo as partições - dizendo o tamanho delas - vão
aparecer as partições antigas. Simplesmente apague as partições antigas e
crie as novas que tudo bem.

>Outra coisa, a partição que eu separei para o FreeBSD tem 4GB, estou
>pensando em deixar 200M para o swap, 200M para o /var, 2200M para p /usr e
>2200 para o /.

Deixe a partição de swap com duas vezes a quantidade de ram mais 1 MB.

Eu tenh 64 MB e meu swap é de 129. Isso varia muito, dependendo da
aplicação da sua máquina, mas, para um servidor pequeno, ou para uma
estaçõe de trabalho, isso é mais que perfeito.

De novo, o tamanho das partições depende da aplicação da máquina.

Acho qeu 1 GB para / (root) é muito mais que suficiente, principalmente
porque todos os fontes, os pacotes, e compilações vão estar usando espaço
no /usr

Agora, se a máquina vai receber email de muitas pessoas, eu reforçaria o /var.

Normalmente, para máquinas que vão ser gateway internet e servidos de
arquivo/impressão eu faço assim:

/ - de 500 a 700 mb
/var - idem
swap  - 2 x memoria ram
/usr  - 1 GB para X, samba, fontes, e outros pacotes menores
/dados - o quanto for necessário para os dados dos usuários. Talvez seja
necessário colocar o spool de impressão do Samba dentro de "dados", por
causa de tamanho, já que o spool padrão fica em /var. Vale lembrar:

"Arquivinhos" de Word, com algumas fotos, podem chegar fácil fácil a 40 MB,
mesmo em impressoras jato de tinta.

Por uma questão de segurança e privacidade, os usuário não podem ter
qualquer acesso ao diretório do spool.

[]s

----