[FUGSPBR] Script para rodar .php diariamente

Sebastião Santos sebastiao em aganet.com.br
Qui Out 4 17:24:39 BRT 2001

Pode usar:

kill -9 `ps ax |grep lynx| cut -c 1-6`

pois nao ira passar de 6 casas decimais.

Aganet - Wireless Internet
Dept. Tecnologia e Informação
Sebastião Santos
+55 62 587-1557
Brasil - Goiás - Goiânia
www.aganet.com.br
tecinfo em aganet.com.br <mailto:tecinfo em aganet.com.br>

-----Original Message-----
From: owner-fugspbr em fugspbr.org [mailto:owner-fugspbr em fugspbr.org]On
Behalf Of Mauricio Vieira
Sent: Thursday, October 04, 2001 3:24 PM
To: fugspbr em fugspbr.org
Subject: [FUGSPBR] Script para rodar .php diariamente

Saudacoes,

preciso rodar um processo diário em meu servidor de pagina. o processo é
feito em php para interagir com o mysql e fazer consultas e alteracoes no
banco.

Como o meu php foi compilado como módulo, não posso usar o
#!/usr/local/bin/php
comandos em php

exit;

como se fosse um script shell.
Então, a solução que preferi foi usar o lynx num script bash.

Da forma:
#!/usr/local/bin/bash
# atualiza.sh <- rodado uma vez por dia no cron.

lynx http://localhost/atualiza.php &
exit 0;

mas o lynx vai para a tela mesmo sendo rodado em background qndo chamado por
um script shell.

o que preciso é detectar qndo o script foi executado totalmente e mostrado
na _tela_ do lynx (
tela esta que não deve aparecer, por estar em background), para poder achar
o PID e matar o
lynx, tudo dentro do atualiza.sh

perguntas:
	alguém sabe como detectar se o script foi rodado (acho meio difícil, pois
não
conheço nada de cgi ou browser que indique que a página já foi baixada).
	programação shell: qual a forma melhor e mais certa de pegar o PID do lynx?
poderia
usar um

PID=`ps ax |grep lynx | cut -c1-x`
kill -9 $PID

mas não sei qual 'x' colocar, pois não tenho como saber quantas casas
decimais vai ter o
PID quando o lynx for rodado.

acho que meu problema maior é scriptação, penso em dar um

sleep $TEMPO

e _setar_ este tempo como um tempo (em segundos) razoável para a execução
deste script
(o atualiza.php) antes de mata-lo.

ainda assim, peço dicas sobre como pegar o PID do lynx recém lançado.

obrigado

--
%% Mauricio Vieira - <mauricio em unimetro.com.br>

----