[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] off-topic - digressões sôbre o mercado de trabalho (era: vaga)

Ronan Lucio ronan em melim.com.br
Ter Out 30 11:50:02 BRST 2001

Pessoal,

Só gostaria de expressar o meu pensamento em relação aos
"culpados" pela falta de valorização do profissional de informática,
falando em termos gerais.

Toda essa parte tecnologica, sistemas informatizados e etc, ainda
é nova no mercado, eu me formei na faculdade na terceira turma
de computação, o mercado ainda está amadurecendo e a mentalidade
dos empresários também.

O que eu quero dizer com isso é que a culpa disto é nossa, e que
se ficar pior, a culpa vai continuar sendo nossa, se ficar melhor o
mérito é nosso.

Nós não temos uma OAB que reguraliza a profissão em todo país
nem um conselho de medicina, ninguém que imponha tabelas de
preços ou registros de qualificação de profissionais para que o
mercado não se prostitua.
Por que?
Porque nós ainda não criamos isto, quem tem que se organizar somos
nós.

As pessoas têm duas alternativas:
Ou se opta por um mercado ja estruturado e rala pra vencer a
concorrência acirrada e saturada ou se opta por um mercado
novo e cria-se suas normas.
Nós optamos por um mercado novo, se não nos mexermos, o
mercado vai cada vez mais se prostituir. Por que?
Porque sempre tem alguém que vai lá e faz por um preço mais
baixo, e esse alguém somos nós da área da informática e que
estamos aceitando passivamente esta situação.

Eu acho que o primeiro passo é se unir, criar um órgão organizador
que irá definir leis para o controle de qualidade e...
Não aceitem esmola, valorizem seu trabalho e façam por merecer.

Um abraço a todos,

Ronan Lucio
Melim Internet Provider

Ronan Lucio
Melim Internet Provider

> [...]
>
>  Certa vez, um cliente me indicou um grupo de trabalho, mas antes de
> chegar ao grupo que lá estava, o camarada falou: So não fala que vc é
> técnico, pois eles não vão dar muita bola... !?! Técnico passou a ser um
> termo banal, que qualquer um passa a utilizar (mesmo não tendo licença
> no CREA... hehehehe). Fiquei sabendo depois que uns malas dizendo ser
> "técnicos" foi resolver um problema neste grupo, e acabou por formatar
> todas maquinas sem fazer backup!
>
>  Irado, entendo tua idéia! Eh bom refletirmos...
>  Pessoal, desculpem o off-topic, não aguentei...

aceitar êsse tipo de ´oferta generosa´ sem protestos a tendência se tornará,
mais e mais, a realidade possível.