[FUGSPBR] Regras de Firewall

Luis Carlos Toledo - Yahoo lscrlstld em yahoo.com.br
Sex Abr 5 18:08:28 BRT 2002

Olá Pessoal,

Montei um firewall com o freebsd 4.4 e fiz um portscan nele através do
site Hackerwatch.org ( http://www.hackerwatch.org/probe/) e embora
eu tenha "fechado" todas as portas este site alertou me que algumas portas
por exemplo 21 (FTP), 23 (Telnet), etc.. estão fechadas mas inseguras.
(mensagem original: "Closed but Unsecure Port 21 (FTP) - This port is
 not being blocked, but there is no program currently accepting
 connections on this port.")

Realizei uma pesquisa a respeito e conclui que a solução "em tese" seria:
- Criar uma regra de firewall que mande devolta um "tcp RST packet"
   para todas as portas fechadas (protocolo TCP) , caso haja tentativa
  de conexão.
- Para UDP enviar devolta ICMP_DEST_UNREACH (code 3 (port
   unreach)).
- Bloquear tb todos os "incoming packets" provenientes de classes de IP´s
  destinados a redes privadas que venham pela minha interface pública
  (10.0.0.0 255.0.0.0, 192.168.0.0 255.255.0.0 e 172.x.x.x classe B.
   TB considerando o espaço de endereços de broadcast e multicast)
- Bloquear todos os pacotes ICMP com o objetivo de reduzir as chances
  de OS fingerprinting. (bloquear ECHO_REQUESTS).

Alguem tem alguma sugestão? Como posso utilizar o IPFW para implementar
essas regras? é possível ?

(Peço descupas com antecedencia caso esse assunto já tenha sido abordado
nesta lista.)

Grato,
Toledo