[FUGSPBR] to brandi: for consideration.

Ronan Lucio ronanl em melim.com.br
Seg Abr 29 16:23:00 BRT 2002

Irado,

Sei que este e-mail esta para o Edson, mas gostaria
de também expressar minha opnião sobre este assunto.

Quem acompanha a lista a mais tempo certamente notou a
queda do nível das mensagens, desde perguntas desnecessárias
até ofensas.
Ok, eu vejo isto como um ponto positivo, isto é significa
que o FreeBSD está se difundindo cada vez mais, e este sempre
foi um dos principais objetivos da lista. O problema é que
chegamos a um ponto que a maior parte dos participantes
(na minha opinião) está sendo prejudicada pelos vários
flames desnecessários e a falta de assuntos produtivos.

Muitas vezes quando aparece assuntos interessantes, a
impressão que tenho é que o pessoal está tão de saco cheio
de ler e-mails "dispensáveis" que acaba nem respondendo mais.

Tenho percebido que grandes colaboradores como: Diego, Vinis,
Jean Milanez, Duarte, Goto, Ferreira e outros, praticamente
pararam de contribuir. Talvez o motivo seja falta de tempo
mesmo, mas a troca de resposta bem colocadas por flames
desnecessários têm contribuindo negativamente para os
mais antigos, aqueles que são mais administradores do que
usários e acredito que até para os mais novos porque estão
vindo para o FreeBSD com uma filosofia errada.

Ok, como não venho aqui para criticar e sim para elogiar
a iniciativa do Edson que trouxe os quase 500 membros para
a lista, gostaria de apoiar, em português claro, a criação
de uma nova lista.

Eu particularmente sou contra a moderação de listas, mas
a idéia da segunda lista, IMHO, é realmente uma boa
alternativa, onde uma lista continuaria como a velha fug,
onde pudessemos tratar assuntos mais administrativos, com
direito a off-topic e tudo e sem tantos flames... ;-),
e a segunda lista, direcionada à perguntas mais genéricas e,
como disse o irado, referente a aplicativos. "A exemplo do
que fez (também por necessidade) a lista freebsd.org.

[]'s
Ronan

----