[FUGSPBR] diretriz VESA no kernel

Ricardo A. Reis ricardo_bsd em yahoo.com.br
Qui Dez 12 20:32:55 BRST 2002

Capriotti wrote:
> Aproveitando o gancho, a diretriz VESA não pode ser retirada do kernel
> porque muitos devices, como os PCI mesmo rodam em algum tipo de modo de
> compatiblilidade com VESA, não é isso ?

   Creio que esteja ocorrendo alguma confusão ;-)
   A tag VESA permite simplesmente a utilização ou não de framebuffer no
console, não influencia na forma como o device pci ira ser tratado pelo
kernel. Eu tenho compilado no Free em casa e no serviço..para ter a
possibilidade de usar 800x600 no console :-)

> Eu lembro de ter tido problemas retiranto o VESA ou EISA do kernel.

   Não sei, mais provavel que seja EISA que por sinal é um device muito
velho e que eu nem tenho no meu kernel.

> Aliás, podemos discutir o que tirar e o que colocar no kernel para
> optimizá-lo ?
   Boa otmizar é legal. agora tirar eu ja tirei td que não uso!!

> Eu, por exemplo, estou tentando entender as diretrizes de memória (FBSD
> 5.0-current)
>
> options         MAXDSIZ=(1024UL*1024*1024)
> options         MAXSSIZ=(128UL*1024*1024)
> options         DFLDSIZ=(1024UL*1024*1024)
>
> Tenho isso compilado no meu kernel em uma máquina com 256 MB de ram, e
> tenho a impressão que está copmpletamente fora da realidade.

   Traduz fora da realidade? ta lento?
   Eu não cheguei a estudar essas opções mais eu as tinha compilado em
meu current :-/

> Claro que tem TONELADAS de devices no meu kernel que eu nunca tiro
> porque não sei se é seguro ou não, e não quero me arriscar a perder
> tempo carregando kernel antigo, recompilando kernel, etc...

   Eu ja tirei td que não uso, suporte a drive de rede e outras coisas..
   Carrego quase td em modulo erstou tentando deixa meu kernel menor de
1,5 megas ... atualmente esta com 1,7 :-) hehe da proxima vez que eu
compilar acho que deve dar certo! :-))

    E com ..

    options         SC_PIXEL_MODE
    options         VGA_WIDTH90

    Tenta compilar com isso essas aqui ..!!!

options         SC_NORM_ATTR="(FG_GREEN|BG_BLACK)"
options         SC_NORM_REV_ATTR="(FG_YELLOW|BG_GREEN)"
options         SC_KERNEL_CONS_ATTR="(FG_RED|BG_BLACK)"
options         SC_KERNEL_CONS_REV_ATTR="(FG_BLACK|BG_RED)"

    Vixi eu adoro meu terminal em 800x600 assim hehehe

    Atenciosamente Soulofblack