[FUGSPBR] Windows x FreeBSD

Marcelo Tomoyose marcelo em seripress.com.br
Seg Jul 1 01:31:02 BRT 2002

E ai Galera!!!

Dessa vez não vou perguntar nada e sim contar o que aconteceu comigo e quem
sabe isso pode servir para alguém.

Meu servidor é um tanto humilde: Compaq Prosigna Pentium 120 mhz, 80 mb ram,
1 hd 1 gb e outro de 2gb. Ele tem como finalidade compartilhar a internet
aqui em casa, servidor de Web, mail, ftp e VPN para a empresa do meu irmão e
compartilhar uma impressora. Tinha nele rodando o Windows 2000 server.

Eu sou amigo do Capriotti e comentei com ele sobre o meu servidor dizendo
que estava uma carroça (não era para menos!!!). Ele me falou porque vc não
instala o FreeBSD la??? Ai eu relutei, mas quem conhece ele sabe como ele é
insistente (vivo isso no meu dia a dia pois trabalho diretamente com ele e
para dizer a verdade quando ele põe uma coisa na cabeça é foda fazer ele
mudar de opinião e ele tem a celebre frase “Meu caro, contra fatos não há
argumentos”).

Bom ai falei porque não Linux e ele me explicou e redirecionou uma mensagem
desta lista falando sobre uma comparação de perfomance entre o FreeBSD e o
Linux. Na realidade eu sou daquele caras que são chamado de Macmaniacos e
descobri que o MacOS X server é baseado em BSD isso me convenceu!!!

Bom, pensei, para quem esta na bosta o que é um peido???? Vamos testar e ver
o que vai dar...

Meu conhecimento em Unix era bem superficial, tinha trabalhado um pouquinho
com SunOS a uns 4 anos atrás.

Dei uma estudadinha de leve, perturbei o Capriotti e mandei bala.

Incrível!!!! Em um dia consegui migrar de windows para freebsd o servidor
esta maravilhoso, rápido, seguro (até que provem o contrario), estável.... E
sem nenhum software pirata e sem gastar um tostão!!!

Comentei com um amigo que tem um provedor e ele, ficou meio cabreiro. Ai
propus, vamos instalar um servidor paralelo e ver o que acontece (pra dizer
bem da verdade estava com uma curiosidade da porra para ver o que ia
acontecer).

Instalei para ele o FreeBSD + Apache em um Pentium 133 com HD IDE e 64 mb
Ram e placa de rede Ching Ling. O servidor dele é um Dell P4 1Ghz, SCSI
U160, 512mb ram, 3Com com Windows 2000 Server + ISS.

Adivinha o que aconteceu?????

Fizemos um comparativo e o Pentium 133 (que era praticamente lixo) ficou
mais rápido que o Dell... Inacreditável.

Hoje faz uma semana que utilizo o FreeBSD e estou apaixonado por ele.

Gostaria de agradecer o pessoal do Site www.primeirospassos.org
<http://www.primeirospassos.org/> , www.free.bsd.org
<http://www.free.bsd.org/> , vocês da lista que me ajudaram bastante e
principalmente o Capriotti!!!

Não posso também esquecer de agradecer a Xerox, já que imprimi quase 1000
paginas de manuais tutoriais e etc. Que vendeu uma impressora bem rápida la
aonde eu trabalho e sem isso teria que ler tudo na tela que é uma merda, já
que o cartucho da minha lexmark custa uma bala e é lenta pra burro!!!

Espero que essa minha experiência possa ajudar alguem que tenha as mesmas
duvidas que tive na minha decisão

Valeu Galera

Marcelo