[FUGSPBR] OpenOffice no FreeBSD

Dorian Bolivar dbolivar em gmx.net
Qua Jul 24 12:35:29 BRT 2002

On Wed, 24 Jul 2002 10:58:18 -0300
Antonio Torres <antonio.torres em newspace.net.br> wrote:

> Acho que o pessoal esta' com ligeira disposicao para "flames" :(

Muito pelo contrário (eu, pelo menos)! Também rodava o OpenOffice do Linux sob emulação, no Free. É que seria melhor rodá-lo nativamente, por isso perguntei se alguém já tinha conseguido (versão 1.0).

> deixa eu "me explicar":
>
> a - No ports existe o openoffice 1.01 mas :
> 	1 - 'baixa' os fontes (+- 120MB)
> 	2 - de acordo com o Makefile, requer GCC3.1 ('baixar' mais o
> 	GCC..) 3 - precisa de +- 8G de espaco para compilar

Virge, e eu confundi achando que era pouco mais de 1 GB! :)

> 	4 - de acordo com as mensagens da lista, um monte de gente esta
> 	com dificuldades para compilar o openoffice 1.0

Exato, mas, como disse no e-mail anterior, vi relatos em alguns sites (Freshmeat? Daemon News? não lembro) que conseguiram compilar a versão 1.0 no Free, e que "estava disponível". Só se essa disponibilidade refere-se ao Port, não ao Package (o que me interessaria, tendo em vista os itens anteriores :) ).

> b - A minha mensagem original (`a respeito de binario para Linux) se
> deve :
> 	1 - baixar o binario do Linux e' mais rapido que baixar o fonte
> 	(70M X 120M) 2 - emulando Linux a instalacao "e' de primeira"
> 	3 - haviam alguns detalhes para configurar a "emulacao Linux"
>
> Como o assunto ja' apareceu varias vezes, resolvi compartilhar meu
> resultado positivo com a lista

Sem dúvida, entre _compilar_ o OOo 1.0 no Free ou rodá-lo sob emulação, é mais vantagem a última opção.

> Notem bem:
>   Nao estou recomendando nada a ninguem !
>   Nao estou dizendo que o programa A e melhor ou pior que o programa B

Mas e porque não? Desculpe se minha mensagem anterior pareceu flame, decididamente não foi minha intenção e nem sei como pode ter parecido isso. Inclusive concordo com sua opinião.

> Se o FreeBSD nos oferece essa ferramenta ('rodar' binario de Linux),
> porque nao utiliza-la ??

Em último caso, na minha opinão. Tudo bem que eu sou meio "purista" nesse aspecto (nada contra o Linux, e sim emulação em geral). :)

> *Se* eu tiver tempo (e recursos fisicos: maquina, disco, etc...)
> talvez eu tente compilar o openoffice do ports.*Se* tiver sucesso,
> tenham certeza que irei compartilhar com a lista os resultados;

Boa sorte!

--
[]s,
Dorian