[FUGSPBR] squid e ipfw

Dilson Moreira dilson em lantrix.com.br
Seg Jun 3 17:48:00 BRT 2002

Tenho um servidor com Squid e IPFW com duas interfaces de rede, sendo uma
delas conectada num roteador ADSL. O pretendo fazer é o seguinte:

1) fazer com que todos os pacotes de saida sejam controlados seguindo a
politica: grupo de usuarios grp1 e o sendmail podem enviar todos os pacotes
sem qualquer restricao, demais grupos precisam de autenticacao para enviar
pacotes (login e senha), controlar acesso a determinadas URLs.

2) o controle deve ser transparente, ou seja, caso o usuario altere a
configuracao de proxy do browser da estacao (removendo o IP do proxy, por
exemplo), ele nao tera acesso algum, tendo tanto para http e quanto para
ftp. O acesso ao servidores de e-mail externos deve exigir tambem a
autenticacao, caso contrario serao bloqueados.

Gostaria de algumas ideias de como posso fazer isto. Se o Squid podera fazer
o que pretendo ou se vou precisar de outra coisa, etc,etc?

Grato

DM