[FUGSPBR] Placa de Rede funciona mas não pinga!

Wagner R. Serrano wagner.serrano em terra.com.br
Sáb Jun 22 20:59:07 BRT 2002

Pessoal, sou novo neste lista, minha primeira aparição.

Estou com o exato problema do nosso amigo aqui - só que com notebook.
Tenho uma pequena rede Ethernet/10 Mbps formada por um FreeBSD 4.4 (2
NICs - Realtek e 3COM), como gateway Internet OK), Windows 2000 Server e
RedHat Linux 7.3 - tudo mil maravilhas.

Resolvi acrescentar mais um membro a esta rede - meu notebook (PII,
64Mbytes RAM). Instalei primeiro no notebbok o RedHat 7.3 e perfeito -
tudo funciona:  rede, cartão PCMCIA, tudo. O cartão era o 3C589D-TP.
Troquei para um  antigo mas exelente cartão da Megahertz EM1144 (Rede
10Mb/modem 14.4 kbps) e tudo beleza. Claro que o modem do cartão é
jurássico mas o cartão de rede é dez.

Resolvi mudar e instalar o FreeBSD 4.6 no notebook. Aí a rede não
funcionou mais. O notebook não mais se comunica com a rede. Ping só para
ele mesmo.

O ping para o FreeBSD 4.4 (ou o Windows 2000) tem um tempo horrível
(6.000 a 60.000 milisegundos). O FTP do notebook FreeBSD 4.6 para o
FreeBSD 4.4 funciona com um tempo de resposta também péssimo (faz
algumas transferências com mget e para) e o status do FTP acaba mudando
para stalled e nada.
traceroute mostra o notebook somente se comunicando com o Free BSD 4.4
sem intermediários. netstat -r confirma os tempos horríveis da rota.

Meu notebook tem o manjadíssimo cartão PCMCIA 3COM  3C589D-TP (vem no
Dell, toshiba, etc.). dmesg mostra irq e i/o mem ok, o utilitario
pccardc mostra tudo ok, inclusive mostrando as tuplas da CIS. Já entrei
no site japones de pccards para BSD e li tudo sobre o PAO
(ftp://daemon.jp.freebsd.org/pub/FreeBSD-jp/PAO/) e nada.

Resolvi então radicalizar e instalei no notebook o OpenBSD 3.1 -
Melhorou o reconhecimento de cartões pois passou a reconhecer um cartão
flash da Kingstom de 32Mbytes que estava no outro slot (o Linux
reconhecia também mas o FreeBSD não).

Mas em relação ao cartão de rede nada ! Mudei o cartão para outro
3C589D-TP e nada. Coloquei o Megahertz EM1144 e piorou - mostra sm0 com
timeout. Testei com outro manjado cartão 3C562D/3C563D,LAN 10 Mbps/Fax
modem 33.6 Kbps e também nadica de nada. O Notebook só enxerga ele mesmo
e com muita dificuldade consegue fazer ftps lentos.

Gostaria de manter o OpenBSD, já que a outra máquina tem o FreeBSD. Se
não for possível fazer o que?

Estou desenvolvento em C/C++ uma solução de integração usando o LDAP/IBM
MQSeries e agora o BSD é a plataforma de desenvolvimento, pois gostaria
de avaliar os problemas que enfrentarei com firewall, etc. Mas já
tropecei logo no início... without network no way!

Por onde eu começo? Alguém já passou por isto? Quais os testes que posso
fazer para "cercar" o problema?

Wagner Serrano
São Paulo