[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] Free/OpenBSD - CARTÃO DE REDE NONOTEBOOK NÃO FUNCIONA

Wagner R. Serrano wagner.serrano em terra.com.br
Sáb Jun 22 22:18:54 BRT 2002

Capriotti wrote:

> Hmmmmmmmmmm...
>
> no seu dmesg - ou no log do pccardd, talvez - quan a identificação que vem
> para seu cartão de rede ?

==> ep0 para o 3C589D-TP e sm0 para o Megahertz EM1144. No FreeBSD o
processo de inicialização era mais documentado e logo depois do
reconhecimento do cartão quando o FreeBSD estava pedindo o usuário/senha
a pergunta era interrompida com a mensagem do FreeBSD informando que o
cartão tal, irq tal i/o mem tal foi alocado. Uma beleza de informação
mas nada de funcionar.

> Há vários anos atrás li que o suporte a cartões combo (combinados de fax e
> rede) era/estava meio deficitário. Nunca me perturbei porque nunca tive
> esses cartões.

==> Vejo que é muito deficitário ou eu não estou sabendo configurar.

a) Já verifiquei /etc/resolv.conf, estão com DNS do speedy, está com o
domain e search.

b) /etc/hosts tem o endereço das máquinas da rede.  É uma cópia dos
outros micros.

c) O gateway padrão é o IP do FreeBSD 4.4 (config. idêntica está no
Windows 2000)

Juro que não sei mais o que fazer. Gostaria de fazer uns testes com o
cartão. Que tipo de teste posso concluir que é incompatibilidade do
cartão e não má configuração?

> Mas vale a observação. Dê uma procurada a respeito de "incidentes" com esse
> cartão de rede nas listas americanas, se for o caso. Procure na lista
> "mobile", "hardware" e "questions", no www.freebsd.org.

==> Vou olhar agora mesmo.