[FUGSPBR] Diagrama de rede - opinioes - bridge

Patrick Tracanelli eksffa em bsd.com.br
Qua Maio 1 20:41:57 BRT 2002

FreeBSD User wrote:
> Legal Patrick
>
> Eu sou meio maniaco e em ambos os casos eu vou habilitar o ipfw em todas
> as maquinas sim.
> Mas como opera esse FILTERING BRIDGE ? Sou meio ignorante quanto a isso.
> Ja ouvi falar mas nao sei qual a ideia. Seria tipo um natd ?
> Teria duas placas de rede nesse bridge ? Quais ips eu usaria nelas ?
> Ou nao usaria ip nessas placas e no ipfw se basearia em interface ?
>
> Voce sabe de um howto explicando esse caso ? Exemplos praticos ?
>
> Voce acha entao que se eu usar o diagrama 2 e colocar esse "FILTERING BRIDGE"
> [...]

  Oi :)
  Seguinte, bridge nada mais eh do que (dahhnn) uma ponte entre 1 lado e
outro da sua rede. A diferenca eh q essa ponte pode funcionar bem posto
de guarda com uma tropa bem armada defendendo oq flui por um lado e pelo
outro da ponte... hehehe

  Sem exemplos toscos, ha algumas semanas eu mandei uma mensagem
explicando como montar uma bridge, eh soh procurar  a ultima discussao
de bridge no historico. Voce tambem vai achar um documento em PDF de um
amigo da lista... ambos sao o bastante pra te dar uma nocao minima de
implementacao da bridge. Vc vai se basear seu firewall de 2 formas:
interface e IP. Sua bridge pode ou nao ter IP nas interfaces. Eh
indiferente, a nao ser pela situacao q vc precisa de um IP pra acesso
remoto (ssh da vida)... mas a funcai fundamental da bridge eh proteger a
vida alheia, hehe portanto suas regras vao continuar basedas em IPs e
interfaces normalmente... por exemplo vc vai devender seu servidor de
email, vc vai fazer regras pra filtra-lo por IP via interface do lado do
servidor e fluxo (entrada/saida de acordo com o lado da interface..)
enfim, coisas normais.

  Olha, eu nao indiquei nem o primeiro caso nem o segundo, apenas
garanti q ambos funcionariao muito bem. Como disse o Capriotti, eh
tranquilissimo fazer o primeiro eskema com redirect_port do natd...

  Agora se tu perguntar a minha opiniao, eu vou soar mais maniaco q vc...

  Se possivel (creio q eh, ja q vc considera ambas as possibilidades)
assimila os 3 casos na sua configuracao hyper-paranoica: faz ruleset em
todos os servidores, de acordo com os servicos e com politica fechada;
coloca os bixim na sua DMZ, trancafiados por firewall, hehehe, e coloca
uma bridge antes do roteador ;)

  Soh toma cuidado pra nao se perder, hehehe, senao vc vai mais rancar
os servicos do ar do q proteger-te...

----