[FUGSPBR] FreeBSD para cluster

Ataualpa Albert Carmo Braga atabraga em iqm.unicamp.br
Sex Maio 10 14:24:45 BRT 2002

on Friday, 10 May 2002 02:01:46, Luis Vitorio Cargnini wrote:
> [...]
> com o NAS usando testes de Classe D, isoo usando uma estrutura de 32 nós
> smp dual de pentium3 da HP de netserver 80 com barramento especial e
> rede Myricon (placas de bandwidth 5G e delay inferior ao gigaethernet
> cada placa é mais de U$1.000) mas garanto que pessoas de outra Uni daqui
> usando BSD obtiveram resultados parecidos, mas claro com maior número
> (subetenda-se 4x o número de processadores da amazônia) de nós
> monoprocessados usando uma rede fastEthernet. Por fim esta máquina usa
> Slackware 8.0 e sempre foi extremamente estável.

Interessante. O que percebi por aí é um interesse em "quanto mais
fácil, melhor", assim os clusters que mais surgem são construídos com
Linux (o RedHat é bem popular) especialmente pelos programas que
gerenciam todos os nós como se fossem uma máquina só (tem vários
projetos andando, se alguém quiser links é só pedir). Mas, eu não
concordo com isto. Para montar um cluster no FreeBSD basta saber
isolar uma lan da rede externa, controlar um pequeno servidor e
colocar, por exemplo, uma lam-mpi para rodar. No Free isto é muito
simples. Mesmo assim os gerenciadores são bem interessantes quando o
número de usuários passa de 3 ou 4. Estes managers já tenho em vista,
mas me faltam alguns dados comparando os SO's.

Muito obrigado pela mensagem, qd o trabalho estiver pronto (se for do
seu interesse) te mando uma cópia.

[]'s,

Ata.

                                        http://www.iqm.unicamp.br