[FUGSPBR] FreeBSD para cluster

Ataualpa Albert Carmo Braga atabraga em iqm.unicamp.br
Sex Maio 10 14:56:48 BRT 2002

on Friday, 10 May 2002 14:42:50, irado furioso com tudo wrote:

> bem, é o caminho do tao.. o da menor resistência.

> êsses, salvo engano, são os de processamento paralelo, voltados para
> grandes cálculos, tipo beowulf.. ou engano-me??

Paralelo ou serial. Para suportar os varios interesses dos usuarios e'
necessario que o gerenciador saiba alocar os nós para processos
paralelos, como tb para cálculos seriais. Em química teorica tem muito
disso. Mas o Beowulf original da Nasa surgiu mesmo para calculo
paralelo.

> devo entender que o seu projeto é mais para os server-farm. Vou colocar
> como 'eu' entendo, você corrige depois, sem me atirar nada (bandejas de
> bits, fifo's queimadas, etc)..
>
> Eu havia entendido que o seu projeto seria, por exemplo, colocar
> *vários* servidores http (apache) ou dns, para atendimento de
> alta-demanda, ou seja, o servidor menos ocupado - ou mais ocioso - faria
> o atendimento do request. Isso é diferente do round-robin, no qual o
> atendimento é em sequência rígida. Curiosidade: quem controla quem atende?

Vc pode gerenciar com ou sem scheduler, ou com o round-robin revezando
as filas ou ainda (em uma fila so') o velho fifo, quem chegar primeiro
e' executado primeiro. Para procurar os nós com menor load existem
ferramentas. Vc pode selecionar por número de processos ou pelo load
mesmo, aí os nós deixam de ser exclusivos e passam a ser time-shared.

> Comercialmente, isso seria interessante para sites grandes (yahoo,
> google??), com alta demanda. Resta saber o tamanho do cruzador
> apropriado para manter o armazenamento disso ;-)

Minha dúvida é se em altademanda, para processos com resposta rápida e
baixo processamento, se o gerenciador não criaria um lag
monstruoso. Tenho algumas ideias mas estou sem tempo para
pesquisar. Ate' julho tenho que escrever um relatorio, ai' espero ter
quase td pronto.

> Ou não é nada disso??

E' muito disso :-)

[]'s,

Ata.

--
 Ataualpa Albert Carmo Braga            atabraga em iqm.unicamp.br
                                        http://www.iqm.unicamp.br