[FUGSPBR] [OFF Topic] - DB/2

Antônio Carlos Venâncio Júnior floripa em organiKa.com.br
Ter Maio 14 23:05:04 BRT 2002

Capriotti,

On Tue, 2002-05-14 at 21:19, Capriotti wrote:
> Gente... este é tão off-topic, mas tão off-topic que eu nem consegui
> colocar ele no contexto Unix.
>
> Desculpem. É um assunto sério, entretanto, que gostaria de ver comparado a
> outras ferramentas Unix.
>
> Tenho um cliente pagando os olhos da cara para rodar uma base de dados DB/2
> (com alguma coisa a haver com Oracle, talvez ?). Provavelmente em
> arquitetura proprietária IBM como AS/400, mas eu não sei.

	Na minha opinião o uso de Oracle ou DB/2 ou qualquer outro comercial ao
invés dos Open Source só se aplica quando trabalhas com coisas _muito_
grandes, ou seja, quando no dimensionamento do teu banco chegares a
conclusão que terás algumas dezenas de tabelas, as quais com dezenas de
milhões de linhas e algumas centenas de conexões por segundo. E
normalmente nestes casos o dono dos dados tem dinheiro para isso.

> Sinceramente, não acho a solução ideal. Mesmo porque, para se fazer
> redundância desses dados fica beirando o ridículo em termos de custo.

	Principalmente nos Estados Unidos, pra eles este custo não é nada
exorbitante, já que eles tem muita grana.
	Já conversei sobre isto com pessoas que moraram/trabalharam lá por um
bom tempo e que me garantiram uma coisa: eles são muito burros, na área
de informática principalmente, então não tem capacidade pra montar um
servidor com MySQL ou Postgres em qualquer Unix. Eles preferem gastar
uma grana desgraçada com um kit da Oracle que vem com programinhas pra
Windows que fazem tudo sem o cara precisar saber nada de banco de dados.
	E este é só um exemplo ...

> Pergunta-se então:
>
> Como se compara o DB/2 com MySQL e/ou Postgress ?

	Vai nessa página e compara: