[FUGSPBR] [OFF Topic] - DB/2

Ronan Lucio ronanl em melim.com.br
Qua Maio 15 09:10:41 BRT 2002

Agora virou off-topic mesmo...
Mas prometo que vou mandar só esta mensagem sobre este assunto.

Antonio,

Não esqueça que estamos falando das pessoas que tiveram/tem enorme
participação na desenvolvimento do FreeBSD, Sendmail, Bind, nossos
hardwares e etc etc etc. Ou seja, eles não são nada burros.

Acontece que a mão de obra nos EUA é muito cara e a tecnologia é
barata então é muito mais simples pra eles comprar um CacheFlow do
que pagar a maior grana para alguém instalar um transparent proxy,
por exemplo.

Quanto a dúvida do Capriotti, eu diria o seguinte:
Seja muito cauteloso quando se tratar de dados dos clientes.
A situação tem que ser analisada com critérios.

O MySQL, AFAIK, não tem controle de transações e o postgres
é muito bom mas eu ja tive problemas com ele na inserção de
muitos registros simultaneamente. Claro que acredito que este
tipo de problema dê pra ser depurado e solucionado.

Mas ninguém gasta uma fortuna porque gosta de jogar dinheiro
fora. Se o seu cliente gastou essa grana toda, o sistema de
ter seus pontos positivos.

Tens que ver qual o volume de dados que eu teu cliente movimenta,
entrar na lista do Postgres e ver o que eles dizem.

Outra coisa interessante, é que tem bancos de dados bem
consagrados disponíveis para Linux a um preço bem mais
acessível como é o caso do Oracle e o (se eu não me engano)
Ingress.

Quanto a portar isto para o BSD, é uma boa possibilidade,
mas eu, particularmente, prefiro deixar o sistema rodando
na plataforma para a qual ele foi desenvolvido. Poderia
por exemplo manter uma máquina Linux com Oracle e manter
o servidor Internet FreeBSD consultando e banco de dados
desta máquina.

Como eu disse, tem que ser analisado.

Espero ter ajudado,

[]