[FUGSPBR] compartilhar adsl

Capriotti capriotti em portal7.com.br
Ter Maio 28 07:53:28 BRT 2002

AAAAhhmm....

Na verdade o site é do Edson Brandi.

Eu tive só uma participaçãozinha aqui e ali.

E especificamente nas áreas que VC deu uma olhada, não tem minha mão não.

Mas, de qquer maneira vamos ao caso:

edite seu arquivo /etc/rc.conf

o meu está assim:
#definição de rede interna
ifconfig_de0="inet 10.249.60.10  netmask 255.255.255.0"

#Definição da interface de rede extrerna - eu uso speedy ANTIGO; Isso é
#diferente pra ti, pelo jeito.
ifconfig_ep0="inet 200.207.x.y netmask 255.255.255.192"

hostname="diana.telesp.net.br"

defaultrouter="200.207.x.z"

gateway_enable="YES"

eventualmente deverá existir algumas outras linhas abaixo...

Dessa maneira o sistema deve ter as duas interfaces independentemente.

no seu caso parece que VC tem que usar um IP 10.0.0.xx1 para a interface
pública, certo ?

Nesse caso sugiro que você mude o IP das intefaces internas para 192.168.1.x
para não te gerar problemas.

mas lembre:

Para que o mac e o win possam navegar na internet, você tem que colocar o
endereço INTERNO do FreeBSD como sendo gateway das outras duas máquinas.

Ou seja, se a interface externa do FreeBSD tem IP 10.0.0.1 e a interna tem
192.168.1.1, o gateway para o mac e o win será 192.168.1.1.

Mas, não se esqueça que você vai ter que compilar o kernel com aquelas
outras diretrizes que eu te passei e colocar a seguinte linha no seu
/etc/rc.conf

firewall_type="OPEN"

Faça isso e volte "para cá".

Pode ser que VC se enrosque um pouco na compilação de um novo kernel.

Não se preocupe... É assim no começo.

Mas, antes de mais nada, certifique-se de que pelo menos o FreeBSD está
navegando na NET.

a propósito:

o arquivo

/etc/resolv.conf
deve estar mais ou manos assim:

domain  telesp.net.br
nameserver      200.246.0.252

Isso significa:

Primeira linha com o nome do seu domínio e segunda linha com o endereço do
seu servidor DNS.
Eventualmente seria bom acrescentar uma terceira e quarta linhas com
endereços de outros servidores DNS.

[]s

At 01:05 AM 5/28/2002, you wrote:
> [...]
>achei o rowto abaixo
>"Instalando e configurando um servidor Wide DHCP no FreeBSD"
>http://www.primeirospassos.org/sessao8_13.html
>E esse mesmo?
>Desculpe, mas sou muito fraco em unix. Sei apenas o beaba.
>Se o passo a passo for esse ai acima acho que darei um jeito.
>
>Obrigado mais uma vez pela atencao Capriotti,
>e parabens pelo seu site.
>
>Avelar

> começar. o arquivo /etc/rc.conf é um arquivo chave, onde VC vai ter a
> maioria das configurações da sua rede.

> que vai no modem deveria estar mais ou menos assim:

-*-