[FUGSPBR] Interface gráfica para usuário "non-root"

Alexandre Vasconcelos alexandre em sspj.go.gov.br
Ter Out 22 14:42:23 BRT 2002

Carlos Vendramini wrote:
> Se eu entro como usuário normal e dou o comando "su", aí tudo bem.
> Digito "startx" e o Window Maker entra normalmente. Agora se eu não der
> o comando "su" o sistema retorna aquele famoso erro de falha para
> acessar o "X".

Carlos, isso eh normal.. e ja foi discutido aqui na lista antes :-)
o 'executavel' do X ou o wdm sao setuid, apenas o root pode roda-los,
por isso que um usuario comum nao pode roda-los.. uma opcao que vc tem
eh a de colocar a interface grafica para entrar no ar na inicializacao
da maquina, para isso altere seu /etc/ttys e altere a linha
ttyv8  "/usr/libexec/getty Pc"   cons25  on  secure
por
ttyv8  "/usr/X11R6/bin/wdm"      xterm   on  secure
Foi o que eu fiz nesta estacao que estou usando :-)

[]'s
--
| Alexandre Vasconcelos    |