[FUGSPBR] Projeto OpenSource: Caes FreeBSD Desktop

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Dez 5 15:50:09 BRST 2003

m3 em bandnet.com.br wrote:

> [...]
>pq?
>Pq sempre q substituo os NTs, 2000s, Novells etc... por FreeBSD nos
>servidores, sempre eles ficam contentes, me pagam razoavelmente bem :), e
>logo questionaum se naum tem jeito de usar o FreeBSD nos computadores de
>servico :) (vulgos desktops).
>Eu, particularmente, sou adepto de console, modo texto, shell, pine, bitchx,
>links, lynx essas coisas, heheheh, mas enfim, jah que o freebsd presta-se a
>isso (desktop), eh muito bem, diga-se de passagem, pq naum somar um pouco
>dos esforcos e popularizar de forma incrivel nosso amado FreeBSD???

    Eu uso o FreeBSD como desktop, mas en inglês mesmo. Eu gerenciava a
rede do meu
último trabalho de uma estação FreeBSD. Aliás, quase todos os servidores
eram FreeBSD.
Eu tenho alguma experiência de usar como desktop, mas como sou "da
antiga" (Comecei
com um PDP 11/70 com Level 7, em 1985, na UFRJ) a primeira coisa que eu
faço é
abrir uma shell e então fazer quase tudo a partir dela, inclusive abrir
o mozila e o jpilot,
então não sou um bom exemplo de usuário comum. Aliás, no meu último
trabalho (No
momento estou "disponível".) eu tinha sessões sempre abertas com todos
os servidores,
e ainda usava o screen, para ter várias shells em cada um deles.

    Eu dou a maior força para a idéia, mesmo não podendo ajudar em muito.

    Existem muitas coisas já traduzidas que podem ajudar. Até mesmo o
KDE pode ser
configurado para dar preferência por uma língua. Existe uma lista, que
trata de FreeBSD
para desktops, eu acho que o nome dela é freebsd-desktop e que está
hospedada no
freebsd.org. Eu ainda posso ajudar dizendo o que eu uso, mas de modo
gráfico é pouco,
tal como o jpilot, mozilla, xv, e os jogos do KDE. Ainda sei como se
configura uma
impressora HP, que é uma das marcas mais comuns no Brasil. Se quiser eu
dou as dicas
para se configurar a impressora.

    Espero que eu tenha sido de alguma ajuda.

       João Rocha.