[FUGSPBR] Spamassassin comendo muita CPU....

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.dyndns.org
Ter Dez 16 13:43:27 BRST 2003

On Tue, 16 Dec 2003, Vini wrote:

> Tudo certo?

 Não sou o Patrick mas tudo certo ;-)
 Ja me metendo....

> Vc usa spamassassin junto com seu qmail-scanner?

 Ambiente vpopmail + patches.
 Entrega local e remota (via QMTP)
 Autenticação SMTP.

 p5-Mail-SpamAssassin-2.55p2
 maildrop-1.5.3
 razor-agents-2.34
 clamav-0.65
 qmail-scanner-1.20
 vpopmail-5.3.30
 spamd (OpenBSD).

> Qual é a carga que esse servidor recebe por dia?

 Como disse no email anterior, cerca de 10k (10 mil) mensagens dia.
 Interprete *mensagem* como qualquer coisa que entre e saia.

> O que afunda o barco é o PERL, então se eu ativo o SA aqui putz a
> coisa fica feia, se eu deixo o qmail-scanner só com o AV vai numa boa,
> mesmo com alguns processos de perl comendo um pouco a cpu.

 Vou te dar um exemplo:

 Esse é um relatório gerado pelo qmailanalog da saída de logs gerados
 por um dos servidores que mantenho. Esse log foi gerado hoje,
 dia 16/12/2003 no período das 10:35 as 12:26 BRT.1

 --
 Completed messages: 1385
 Recipients for completed messages: 1551

 Total delivery attempts: 2110
   success: 1364
   failure: 213
   deferral: 533
 Total ddelay (s): 10705.761792
 Average ddelay per success (s): 7.848799
 Total xdelay (s): 22544.524651
 Average xdelay per delivery attempt (s): 10.684609
 Time span (days): 0.0920881
 Average concurrency: 2.8335
 --

 dmesg parcial (alguns itens ocultos):

 --
 OpenBSD 3.4-stable (******) #0: Thu Nov 27 18:48:47 BRT 2003
 eduardo@*****:/usr/src/sys/arch/i386/compile/******

 A média de carga dessa máquina (load average) de 15 minutos gira em
 torno de 2.5.

 NUNCA tive problemas com ela.
 Ela somente é um servidor de email SMTP/QMTP, possui um servidor web
 ativado para o qmailadmin. Acho que com esses dados é possível ter
 alguma conclusão sobre a performance do sistema.

 Atenciosamente,

 --
 Eduardo A. Alvarenga
 Analista de Suporte