[FUGSPBR] Instalador grafico para o FreeBSD

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Seg Dez 22 20:32:59 BRST 2003

Edson Brandi <ebrandi em fugspbr.org> writes:

> A aplicação me pareceu extremamente simples de ser operada por um
> leigo, com mensagens sobre o andamento do processo bem claras, como
> diria um amigo meu, bem na linha idiot proof, já que ela detecta o
> monitor, a placa de video, o mouse e entra direto na instalação
> gráfica.

 Nao nao absolutamente nenhuma vantagem em se ter um instalador grafico,
 exceto eh claro vc tenha em mente algo como o Lindows.

 A distribuicao atual do FreeBSD parece focar em alguem que sabe o que
 esta fazendo.

> A pessoa da alguns clicks e pronto, instala o sistema.

 Nada diferente de um bom instalador em modo texto, que atualmente o do
 OpenBSD muito me agrada.

> Eu sempre fui um defensor ferrenho da simplicidade de instalação do
> FreeBSD, e neste final de semana eu pude perceber um pouco o motivo
> porque muitas pessoas classificam o instalador feito em ncurses do
> FreeBSD de "dificil". O instalador do RH é muito mais familiar para
> alguém que vem do mundo windows que o instalador do FreeBSD.

 Para isso nada melhor que um fork voltado para esse tipo de usuario.

 Nada tenho contra que esse tipo de ideia seja exercitada, mas tenho
 minhas duvidas da utilidade delas em um ambiente workstation/servidor.

--
gustavo