[FUGSPBR] Instalador grafico para o FreeBSD

Joao Pedro jppannain em unincor.br
Ter Dez 23 08:22:29 BRST 2003

> [...]
> instalar um servidor ou um desktop, acredito na teoria de que o
> usuário deve ter o direito de escolher o que lhe parecer mais
> amigavel.

> Sim qdo eu tenho maquina sem placa de video por exemplo.

> Com toda certeza ela faz isso, mas não sei se é o que ela deve
> continuar fazendo se quiser disputar os usuários no ambiente do
> desktop.

> Sinceramente nao vejo nenhum foco nesse sentido, ate pq um simples
> instalador grafico nao resolve outras infinidades de ``problemas'' que

Acredito que o que Edson quer dizer que, por exemplo, o instalador do RH9
ficou 'bem feito' nos passos a serem seguidos e de maneira que um usuário
mais
leigo que só utilizava windows possa começar a entender alguma coisa.

Se vc por um cd de FreeBSD na mão de um usuãrio leigo e mandar ele instalar
ele não vai saber pq não estudou e nem vai estudar o FreeBSD. Pq o FreeBSD
tem de ser só um
meio de trabalho pra ele digitar um texto, fazer algum desenho e não o que
fazemos.

Tem um projeto linux kurumin que é muito simpático por sinal que simplificou
isso tudo
deixando o linux fácil de instalar,  usar, e pequeno. E por ser baseado em
Debian ele tem o apt-get
pra fazer a instalação de qualquer aplicativo que não tiver instalado.

> Não sei se mais uma distribuição BSD seria o melhor caminho, acho
> que o que precisamos é ver a libh sair do papel, o que irá aagradar a
> gregos e troianos ;)

Também não acho legal ter mais um outro BSD sendo que a gente já tem o
FreeBSD
que possui todas as características pra isso funcionar só falta montar uma
interface mais
intuitiva, com linguajar simplificado e inteligente que caso o usuário não
saiba o que fazer
a interface decida por ele.

> Ainda creio que seja a melhor opcao, bastante liberdade e foco.

> Acho que a utilidade deste tipo de coisa num servidor é quase nula,
> o alvo seria o usuario de desktop.

> Usuarios domesticos querem uma interfaces consistentes, aplicativos e
> compatibilidade com o produto/solucao dominante nos seus respectivos
> contextos.

> Sem isso instalador grafico e apenas um ``cala a boca''.

Acho que a idéia de ter o instalador gráfico é muito boa e se juntar ainda
com o
projeto CAES do nosso companheiro m3BSD de montar um FreeBSD pra usuário
final.

Pois o Mac OS X e Windows só estão no topo de usuários Desktop por serem
simples e livrar
dos usuários a responsabilidade de terem de ficar decorando comandos e
códigos para realizarem
tarefas simples.