[FUGSPBR] Sony Clié ou Palm ou Visor X USB

Jorge Godoy godoy em metalab.unc.edu
Qua Fev 5 21:52:11 BRST 2003

Fabio Angeluci Martins <famartins em gashost.com> writes:

> [...]
> /dev/ucom0
>
> Caso seja utli, estou anexando algumas da configuracoes
>
> NO KERNEL:
>
> device          usb
> device          ugen
> device          ucom
> device          uplcom
>
> No usbd.conf
>
> device "Handspring Visor"
>         devname "ugen[0-9]+"
>         vendor  0x082d
>         product 0x0100
>         release 0x0100
>         attach "if ! kldstat -n uvisor > /dev/null 2>&1 ; then kldload uvisor;

Tenho as mesmas configurações, com a diferença que o ucom e uplcom são
carregados como módulos (via kldload) ao invés de estarem no kernel
diretamente.

Outro detalhe é que meu Clié é reconhecido como ugen0.2, e não
ugen0... Até tentei mudar a expressão do

/dev/pilot é um symlink para /dev/ugen0.2

[godoy em wintermute ~/clie]$ pilot-xfer -s .
   No $PILOTPORT specified and no -p <port> given.
   Defaulting to '/dev/pilot'

   ERROR: Permission denied (13)

   Please check the permissions on /dev/pilot..
   Possible solution:

        chmod 0666 /dev/pilot

   Unable to bind to port: /dev/pilot
   Please use --help for more information

[godoy em wintermute ~/clie]$ sudo chmod 0666 /dev/ugen0.2
[godoy em wintermute ~/clie]$ pilot-xfer -s .
   No $PILOTPORT specified and no -p <port> given.
   Defaulting to '/dev/pilot'

   ERROR: Invalid argument (22)

   Unable to bind to port: /dev/pilot
   Please use --help for more information

[godoy em wintermute ~/clie]$

No dmesg:

[godoy em wintermute ~/clie]$ dmesg
ugen0: Sony product 0x0038, rev 1.10/11.00, addr 3
ugen0: at uhub0 port 2 (addr 3) disconnected
ugen0: detached
[godoy em wintermute ~/clie]$

A primeira linha acontece ao pressionar o hotsync e as demais quando
ocorre a falha por temporização no palm...

Sds,
--
Godoy.    <godoy em metalab.unc.edu>