RES: [FUGSPBR] [OFF????] SCO obtém direitos sobre o Unix

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Qua Jul 30 14:04:56 BRT 2003

"Renato Frederick" <frederick em frederick.com.br> writes:

> Em alguns quesitos o BSD é muito superior ao linux.
> Não estou puxando pro lado, mas vejam ai ipfw X iptables

 FreeBSD vc diz? Onde somente o ipfw esta disponivel.

> So que no Brasil é muito difícil você vender pro client freebsd

 Em qualquer lugar eh dificil vender, grandes empresas de hosting qdo
 usam qualquer BSD nao deixam margem ao cliente escolher.

> Aqui na empresa mesmo sofro com isso

 A tendencia eh piorar, empresas como IBM e Oracle estao comecando a
 sugerir o uso de Linux.

 Mais o que sao US$1500 por CPU do RH AS, em comparacao ao custo absurdo
 de implementacao do Oracle? :)

> Uns retardados preferem pagar horas e horas de suporte pra implementar
> coisas no LINUX do que colocar nO BSD o que já funciona ( não reclamo
> não porque eles pagam hora avulsa heehhe)

 Quais "coisas" vc diz?

> "Você quer ficar livre de toda esta zona, essa po***ra loka? Usa o
> FreeBSD :)"

 Isso eh discutivel, o mesmo problema que aconteceu no linux pode se
 espalhar para qualquer software.

 Existem alguns exemplos bizarros de patentes absurdas.

> então eu acho que esta briguinha com o SCO foi muito boa para os BSDs em
> geral

 Eu vejo isso como uma ameaca em potencial.

> quem viu essa palhaçada (termo forte mais eu acho isto) do kernel do
> Linux com o garotinho brasileiro e não migrou pra BSD é porque não pode
> (aplicações que so rodam no linux e são fechadas, aqui temos algumas
> assim) ou porque é bobo e não pode

 Vou fazer apenas um comentario:

 "Possivelmente o kernel 2.4.x foi a pior serie estavel."

> enfim, estou muito feliz com essa noticia e conseguindo trazer adeptos
> a "nova vida" com BSD :)

 "Uma vez vieram bater no meu vizinho e nao falei nada. Outro dia vieram
 bater no meu outro vizinho, mas o problema nao era meu. Hoje fiquei
 sabendo que eles vem aqui em casa..."

 E fato que o kernel do linux e mal administrado, sao muitos patches,
 pressoes de vendors, zilhoes de usuarios em listas dando sugestoes e
 apenas um responsavel.

 Independente do resultado, espero que o bom senso predomine e que isso
 sirva de licao os projetos de software. Precisamos sim tomar cuidado
 com licensas e patentes.

P.S.: E preciso valorizar a diversidade de implementacoes e licensas.

--
gustavo