[FUGSPBR] Squid

bzBSD rodrigo.planche em itelefonica.com.br
Qua Abr 14 08:29:56 BRT 2004

Ola. Eu ja li algo a respeito acho sobre limitar banda no squid. Mas creio
nao poder te ajudar.
Bom, aqui na empresa nós utilizamos para limitar banda o ipfw + DUMMYNET. No
seu caso creio que eu faria assim: Dúvidas: man ipfw ou entre no site
www.freebsdbrasil.com.br - La tem um otimo tut.
70%(Diretoria) - 256Kbps(No caso a qte de banda do speedy) = 180K
30%(Demais  ) - 256Kbps   = 76K
IPFW:
ipfw pipe 1 config bw 180Kbit/s    /* Cria o tunel com 180Kbit/s
ipfw pipe 2 config bw 76Kbit/s      /* Cria o tunel com 76Kbit/s
ipfw add 10 pipe 1 tcp from 192.168.0.0/24 to any out 80 via
<interface_externa>    /* Direciona a rede para o 1 tunel
ipfw add 20 pipe 2 tcp from 192.168.1.0/24 to any out 80 via
<interface_externa>    /* Direciona a rede para o 2 tunel

Importante - Nao se esquecer do suporte ao IPFIREWALL, DUMMYNET no kernel.
Os valores utilizados ae são meras suposiçoes, ae no seu caso vc tem que
adaptar qte de banda e tal a sua necessidade.
Bom, basicamente creio que seja assim, se eu tiver escrito algo errado por
favor me corrijam.

[]´s.