[FUGSPBR] "Balanceamento do uso do link"

Marcelo B. marceloc em baydenet.com.br
Seg Abr 26 11:37:27 BRT 2004

Fabricio,
acho que o que voce precisa vai antes de balancear os links
voce pode e deve limitar o numero de conexoes por host/porta e limitar a
banda de cada usuario.

pra limitar o numero de conexoes por IP/PORTA voce usa a diretiva "limit
do ipfw"

limit {src-addr | src-port | dst-addr | dst-port} N
              The firewall will only allow N connections with the same set
of
              parameters as specified in the rule.  One or more of source
and
              destination addresses and ports can be specified.

voce pode limitar por ip pra que ele so posso abrir 5 conexoes por exemplo
ou pode limitar que ele so possa abrir duas conexoes na porta 80 por
exemplo
e tambem em vez de limitar a porta 80 por exemplo a 5 Kbits  que atingiria
todo mundo
pode criar pipes dinamicos , assim toda nova conexao na porta especifica
seria limitada a 5Kbits,
mesmo sendo perigoso combinado com "limit" pode ser o que vc quer.

ate mesmo o balanceamento pode ser feito com o ipfw e natd, feito por eles
voce ganha
muito mais flexibilidade, ae e so botar a cuca pra funcionar :)

espero ter ajudado.