Re: [FUGSPBR] DNS - 1 Site não é acessado na minha LAN!

Everton - Matrix suporte2 em matrix.com.br
Qui Dez 2 16:53:58 BRST 2004

Certo Louis,

Seguinte, o nslookup é uma ferramenta que permite testar se determinados
servidores DNS estão resolvendo ou não nomes de domínio sem precisar alterar
as configurações da máquina...

No prompt do FreeBSD digite o comando nslookup, a saída será algo parecido
com o mostrado a seguir:

#nslookup
Default Server:  c8ca1101.matrix.com.br
Address:  200.202.17.1

depois digite server "algum servidor DNS que não seja o que você está
utilizando atualmente", sugestões, 200.215.1.44, 200.202.17.1 ou qualquer
outro que lhe venha a cabeça....no meu caso eu usei o mesmo, mas só a título
de teste...

>server 200.202.17.1
a saída será:
Address:  200.202.17.1

>Agora digite o url do site que você quer testar para ver se está ou não
>resolvendo o nome/IP...no meu teste eu usei o site da embratel...

> www.embratel.com.br
Server:  c8ca1101.matrix.com.br
Address:  200.202.17.1

Non-authoritative answer:
Name:    www.embratel.net.br
Address:  200.255.125.206
Aliases:  www.embratel.com.br

No meu caso, resolveu certinho....depois é só da exit para sair do nslookup.
Se tiver alguma dúvida com relação aos comandos internos do nslookup digite
um ? no prompt dentro do nslookup.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estamois aí...

[]´s