Futuro do qmail ... Era Re: [FUGSPBR] Clamav 0.75.1

magrini em smo.com.br magrini em smo.com.br
Qui Dez 30 07:16:54 BRST 2004

Concordo com muito dq vc disse, mas só sobre essa sua citação :

> Conheco uma serie de postfix/exim hookies que quando passaram da fase
> experimentalismo com qmail (aquela em que voce aprende as vantagens,
> limitacoes, dificuldades, e o poder deste mta) passaram a adota-lo
> como primeira opcao, mas nao conheco ninguem experiente com qmail que
> o trocou por outro MTA. Isso deve significar alguma coisa.

Olha, a grande maioria dos dummyes procuram um filtro antivirus e um
sistema de e-mails virtuais num MTA. E isso, indiscutívelmente, dá uma
fama desgraçada pro Qmail.

Pelo Qmail ser famoso como é, se um JSB(joão sem braço), que usa Windows,
ou sendmail quer mudar, a primeira coisa que ele ouve falar é do qmail,
pois o sobrinho "hacker", ou o JSB - II, falou pra ele que o qmail é bom,
e quando ele vê que o Qmail separa mensagem por mensagem em arquivo
individual, fica louco (referindo-se ao Maildir).

Eu uso qmail, aprendi a instalar, configurar e usar seus recursos antes de
qualquer outro MTA para Unix Like, estou satisfeito, massssss, muitos já
falaram que o Postfix é mais rápido e que  trata os domínios virtuais de
forma mais eficiente.

Pra mim a grande verdade é a seguinte: Ele entrega seguro e faz mais
rápido, então é melhor :)), não quero saber da teologia por trás ( é a
mesma história do TCP/IP, das 7 camadas OSI implementa só 4 e até hj não
tem substituto ( sim, me cruxifiquem )) e sim oq realmente o software faz
e se faz bem feito.

Ahh, alguém pode me afirmar que PostFix é mais rápido que qmail , não
conheço, devo fazer alguns testes pra conferir a veracidade.

Aquele abraço,
Paulo Roberto Magrini