[FUGSPBR] PPPoE Server Usar ou Não Usar???

Renato Frederick frederick em frederick.com.br
Dom Fev 1 18:18:03 BRST 2004

Olá Rogerio.

eu criei prá um provedor wireless um sistema seguindo os tutoriais do
freebsd.ag.

autenticando via pppoe, contabilizando bytes trafegados.

funcionou muito bem, mas os seguintes pontos foram notados ao inves de um
sistema "aberto":

1 - Quando o sinal fica muito ruim, seja porque a antena tá mal posicionada, ou
por cabeamento ou seja lá o que for, no sistema sem pppoe, apenas há perda de
pacotes e o cliente sente a navegação lenta.
Quando eu utilizei o PPPoe ele desconectava, com erros diversos no Windows
(esse
Windows me mandar mensagme de erro 76432432098 e Nada é a mesma coisa..)
ou, se fosse o 98 primeira edição, ele simplemente parava de mandar dados,
exigindo uma reconecção.
Obviamente esse problema não é prá aparecer em condições "normais", mas se seu
sinal oscila demais (coisa que nao deveria) esteja avisado.

2 - Em clientes Windows 98 primeira edição, eu tive que atualizar a DUN (Dial
Up
Networking), prá suportar o PPPoE, e eles eventualmente travavam sem motivo
aparente, só reiniciando na mão o PC que voltava.

3 - Alguns clientes, que eram 64k antes do PPPoE sentiram que  o link estava
mais lento, e chatos do jeito que são fizeram alguns testes e mesmo limitando
no ipfw a 64k eles conseguiam menos, já que o PPP ocupa banda pro cabeçalho de
controle e também se for encriptar a sessão. Daí vc precisa deixar a banda
maior do que os 64k pro cliente chato não reclamar que não tem 64 na pinta.
Preferi fazer assim do que explicar esses detalhes técnicos.

4 - Com clientes com máquinas com Sistemas Operacionais estáveis (2000/XP/NT)
não obtive NENHUMA reclamação. Clientes com 98SE também não tinham muitos
problemas, além de travadas e telas azuis habituais. Agora clientes 95/98 sem
atualizações de WInsock, não sei porque, não funcionavam nem 30min sem uma
congelada, mas isso foi resolvido indicando pros clientes os links na Microsoft
sobre atualização de Winsock.

5 - Clientes Linux/BSD como é de se imaginar, não me importunaram em nenhum
momento.

Basicamente, minha experiência com o PPPoE mostrou que a implantação do lado
servidor foi fácil, mas tive dor de cabeça com os clientes acima citados. Após
atualizá-los (já que o técnico do cliente não sabia nada) não tive amolação.

Se você tiver esse tipo de cliente, sugiro confeccionar um CD ou disponibilizar
no seu FTP as atualizações da Microsoft pra 98/95.

Já uso a 8 meses e estou satisfeito, inclusive é um bom meio para eu poder
disponibilizar relatórios de acesso, evitando dores de cabeça na hora da
cobrança "injusta" :)

Fui!