[FUGSPBR] PPPoE Server Usar ou Não Usar???

Renato Frederick frederick em frederick.com.br
Dom Fev 1 19:54:00 BRST 2004

Citando Frederico Terra Boechat <fboechat em mar.com.br>:

> Pergunta do Gugu:
>
> Qual o cliente vc usou nas estaçõies Win9x? Não existe cliente nativo pra
> esses SO, e os que eu consegui são um lixo, dão erros na instalação, as
> vezes detonam o windows do cara e nem sempre instalam....
> Queria um cliente que fosse estável.
>
> Usei o Sympatico (de outro provedor, mas o unico free que eu achei) e nem
> sempre instalou com sucesso, e quando não instalou fez uma destruição no
> windows do cliente.

Nunca o utilizei, ele estava em minha lista de testes, mas larguei....

> Usei o RASPPPOE que as vezes funcionou, as vezes simplesmente não conecta, e
> no windows 2000 não instala.

Largei o Sympatico pq usei o raspppoe.
O utilizei com sucesso em 98 primeira edição (com a atualização da DUN
recomendada pelo propio RASPPPOE), 98SE, 2000/NT40 workstation.
Aliás, até ontem estava usando ele aqui em minha casa, já que utilizo velox e
não instalo o discador da telemar pppoe nem que me paguem. Este sim sabe como
detonar o 2000

> Só no windows XP funcionou pois eh nativo do SO.

Mesmo no XP eu uso o raspppoe pra se conectar no meu provedor wireless :)

> Se a rede fosse toda UNIX / Linux, funciona 100%, mas enquanto tivermos as
> janelinahs coloridas, nada será 100% funcional.

Hehehehe, mas no nosso caso, vendemos acesso pros clientes, e esse usam 9x/2000,
então temos que nos virar :)

> A parte do server eu digo, funciona 100%, mais fácil de implementar do que o
> MPD e pelo que eu reparei consome menos recursos do que o mesmo.
> Fora que não preciso usar WEP, pois o PPPoE cria um tunel criptografado do
> cliente ate o provedor,

correto, mas essa criptografia consome CPU, lembre-se disso, dependendo do
numero de clientes/trafego/servidor pppoe é melhor desabilidar a
encriptacao...

> Gostaria de ouvir opiniões de quem conseguiu instalar os clientes com
> sucesso.

Bom Frederico, eu instalei com sucesso em 98/2000. é só adicionar o PPPOE como
se fosse um novo protocolo de rede "com disco". a auto detecção dele de seções
pppoe por algum motivo não funciona comigo, daí eu crio uma dialup nova, mando
usar o protocolo pppoe e no "numero de telefone" eu coloco o meu serviço,
conforme o ppp.conf.
Só isso que não funcionou prá mim.
no 98 primeira edição ele trava. A versão nova do RASPPPoE ja fala que é prá
baixar um patch da própria Microsoft prá uma VxD da DUN. isso eliminou 80% dos
travamentos.
no 95, eu atualizo a winsock.
no xp eu nao usei o nativo dele, ainda uso o raspppoe, nao tive tempo de
testar.
no nt4 workstation funciona igual ao 2000.

è isso.

Uso o raspppoe tanto pra essa solução wireless tanto pro velox, nos clinetes
acima citados. o modo de configuração é o mesmo.

Abraços.