[FUGSPBR] Relay de servidor de E-mail

Diego Linke - GAMK linke em calnet.com.br
Qui Fev 5 08:25:18 BRST 2004

Olá

> Alguem já implementou uma solução parecida com balanceamento de carga de um
> servidor de e-mail?

Já mas não com este modelo seu.

> A idéia seria a seguinte:
>
> Um servidor MX principal ficaria com a parte anti-spam e anti-vírus. Esse
> servidor receberia as mensagens vindas da Internet e faria a checagem de
> SPAM e Vírus, caso a msg esteja com vírus ou seja um SPAM ela seria
> descartada, senão, ela iria para o outro servidor MX secundário que
> processaria a mensagem na caixa postal.

Bom isso é simples, vc pode rodar um qmail com tudo que tem direito de front-end e depois no smtproutes vc coloca:
seuhost.com.br:IP_DO_PROXIMO_SERVIDOR

PS: nao coloca o host no locals e sim apenas no rcpthosts.

> Agora eu não sei como seria quando um usuário fosse enviar uma mensagem para
> a Internet! :)  Qual o servidor que iria processar essa mensagem? Porque
> também quero que seja feito pelo menos o processo de checagem de vírus.

No servidor que vai receber a msg vc coloca o smtproutes:
:IP_DO_PRIMEIRO_SERVIDOR_AONDE_TEM_OS_ANTI_VIRUS_E_TUDO_MAIS

Dai ele passa para o servidor de anti virus, passa anti virus e vai embora...

> Obs.: No momento eu uso o Sendmail como MTA
> (Sendmail+MailScanner+Clamav+SpamAssassim), mas ele não está aguentando a
> carga por causa do Mydoom. Na verdade é um desktop parrudo: PIV 2GHz com 1Gb
> de memória e HD de 40Gb IDE.

Bom a solução que eu dei foi para qmail mas tranquilamente ela se adaptaria para Sendmail ou Postfix.

Abraços

--
[ Diego Linke - GAMK ]
System/Network/Security Administrator